Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


São Paulo terá R$ 800 mil para projeto
de prevenção em acidentes no trabalho

A segurança e saúde no trabalho é uma das bandeiras mais importantes do nosso Sindicato. Nesta quarta-feira (27), data em que se comemora o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, o coordenador do Departamento em Segurança e Saúde do Trabalhador em nossa entidade, Elenildo Queiroz Santos (Nildo), participou do lançamento de um projeto de capacitação em saúde do trabalhador.

O evento ocorreu durante reunião do Fórum Sindical no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), com a presença de sindicalistas, técnicos em segurança do trabalho, cipeiros e integrantes dos governos municipal e estadual.

Nosso coordenador de segurança e saúde do trabalho destaca que o governo estadual liberou verba de R$ 800 mil para desenvolvimento de projeto. Nildo comenta: “O melhor é que Guarulhos fará o projeto piloto, reunindo em setembro 40 participantes em um curso, entre sindicalistas, trabalhadores, empresários e governo”.

“O responsável pelo projeto será o dr. Francisco Drumond Marcondes, coordenador estadual do Cerest, e o piloto vai envolver os trabalhadores do Alto Tietê, que tem Guarulhos como sede. É muito importante porque vai capacitar e deixar pessoas aptas para cuidarem da saúde de todos os trabalhadores da nossa região”, explica.

Drama - Infelizmente, o número de acidentes de trabalho no Brasil ainda é muito preocupante. Dados recentes da Previdência Social mostram que em 2009 foram registrados 723,5 mil acidentes de trabalho no Brasil, sendo que quase 2,5 mil terminaram em mortes, uma média de quase sete mortes por dia. As estatísticas não incluem dados do funcionalismo público e de trabalhadores informais.

O levantamento mostra que 48% dos acidentes ocorreram no setor da indústria. A construção civil está entre as atividades que lideram esse ranking, junto com o transporte. Segundo um estudo da OIT (Organização Internacional do Trabalho), o Brasil ocupa o 4º lugar em relação ao número de mortes. O País perde apenas para China, Estados Unidos e Rússia.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email