Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Ciclo de Formação reúne 52 no Sindicato
Tema: “Sindicalismo, Economia e Política”

O Sindicato segue investindo na formação dos metalúrgicos. A mais recente rodada do Ciclo de Formação aconteceu em nossa sede, sexta, dia 12. O evento reuniu 52 trabalhadores, de 23 empresas ligadas ao setor D, que é coordenado por nossos diretores Barros, Sonia e Hulk.

Os trabalhadores assistiram vídeo do setor e palestras e também debateram Sindicalismo, Economia e Política, que são os três temas do Ciclo de Formação. Os companheiros responderam questionário, onde avaliam a atuação sindical, fazem propostas e também indicam reivindicações.

Nosso presidente José Pereira dos Santos destaca os objetivos da formação: “Queremos ampliar o conhecimento geral dos trabalhadores e fortalecer a consciência participativa”. Nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) parabenizou os companheiros: “Não é fácil, depois de uma semana de trabalho, vir ao Sindicato num final de sexta-feira. Vocês mostram que são trabalhadores e cidadãos conscientes”.

Palestras - Houve três palestras. O economista Rodolfo Viana, do Dieese, mostrou que os encargos sociais são bem mais baixos do que os patrões apregoam. Na palestra sobre comunicação, o jornalista João Franzin, da Agência Sindical, destacou a importância dos jornais, boletins e sites das entidades de classe. Sobre saúde e segurança falou nosso diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo). Ele mostrou que a alta incidência de doenças e acidentes está ligada a um sistema de produção baseada no lucro a qualquer custo.

Depoimentos de trabalhadores do setor D:

“Participo de quase todas as atividades do Sindicato. É sempre bom aprender, não importa a idade, a hora e o local. As palestras nos trouxeram muito conhecimento de coisas que eu não tinha a menor idéia, como a questão dos encargos sociais na folha de pagamento, como funciona e para que serve a divulgação das ações do sindicato e sobre segurança no trabalho. É bom e interessa a todos nós trabalhadores”.
Maria Duo Carvalho, 58 anos, prensista da Messastamp (Cidade Satélite, Cumbica) há 20 anos

“O mais importante do Ciclo é que não usaremos o conhecimento adquirido somente na fábrica, mas em tudo na nossa vida. Você pode dialogar melhor com os colegas e, principalmente, com os patrões, sabendo de detalhes que para a maioria dos trabalhadores passa desapercebido. Tudo ganha sentido, e é por isso que acho importante estes ciclos que o Sindicato vem realizando”.
Manoel Marcondes da Silva, 51 anos, trabalha com empilhadeira na NCO (Cumbica)

A próxima rodada do Ciclo de Formação reunirá, em setembro, também na sede, trabalhadores de fábricas ligadas ao setor E. Antes do final do ano, haverá um encontro geral, com todos os participantes do Ciclo 2011.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email