Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Sindicato promoverá curso de capacitação
em Saúde e Segurança no Trabalho

O Sindicato promoverá, dia 26 de setembro, um curso de capacitação em Saúde e Segurança no Trabalho, destinado prioritariamente aos trabalhadores designados para fiscalizar o cumprimento das normas de saúde e segurança nas empresas com número de funcionários de 10 a 19 empregados.

O curso será das 9 às 12 horas, na sede do Sindicato (rua Harry Simonsen, 202, Centro, 5º andar). Para participar, basta ligar para o Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador no Sindicato, telefones 2463.5317 ou 2463.5339.

O diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo), que coordena o Departamento, informa que as empresas que possuem de 10 a 19 funcionários não precisam eleger representantes para Cipas (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), mas são obrigadas por lei a designar funcionário que terá como função observar o cumprimento das regras contidas na NR 5 (Norma Regulamentadora), que disciplina a constituição e funcionamento da Cipa.

Nildo explica: “Infelizmente, muitas empresas não cumprem a lei, o que é prejudicial para seus funcionários. O Sindicato, que está empenhado na efetivação do trabalho decente em nossa base, busca com esse curso fornecer treinamento adequado a esses companheiros”.

Nosso diretor comenta que o Sindicato levantou a existência de 135 empresas em Guarulhos na faixa de 10 a 19 trabalhadores, que portanto devem designar funcionário para cumprir a função de cipeiro. Ele ressalta: “É a estas empresas que estamos enviando convites para o curso. O treinamento é obrigatório conforme a NR 5 e estas fábricas precisam designar funcionário. Daremos toda assistência e o curso será gratuito”.

Apesar de ser destinado aos funcionários destas 135 empresas, cipeiros ou candidatos a cipeiros de outras empresas também podem participar. “É sempre bom participar dos cursos, porque todos eles trazem novidades”, comenta o diretor Nildo.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email