Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Luta em sete empresas busca
benefícios para os trabalhadores

O Sindicato realizou assembleias em sete empresas nesta quarta (21), buscando benefícios para os trabalhadores. As ações, envolvendo mais de 550 companheiros, foram por pagamento de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados), contra não-pagamento do benefício e para levantamento de pauta de reivindicações.

Nosso vice-presidente, Josinaldo José de Barros (Cabeça), comenta que a ação sindical na base é permanente. E pede aos companheiros que chamem o Sindicato sempre que houver alguma reivindicação ou abuso na empresa.

Paralisação - Os cerca de 30 funcionários da HP (Vila Nova Cumbica) cruzaram os braços por três horas nesta quarta. Eles querem PLR referente a 2008, 2009 e 2010. A ação foi coordenada pelo diretor Eronides Rafael Galdino (Lula). O dono da empresa se comprometeu a discutir valores com o Sindicato em reunião na próxima terça (27), na fábrica.

A proposta foi colocada em votação e aprovada pelos funcionários, que voltaram ao trabalho. Lula diz: “Os companheiros da HP cruzam os braços novamente, se não tiverem uma resposta positiva”.

Pautas - O diretor Augusto Knupp coordenou assembleias na Metelson (Vila Galvão) e Esmaltação Portugal (Itapegica). Foram tiradas pautas de reivindicação e protocolados documentos com prazo de 48 horas para a resposta dos patrões.

Na Metelson, os 12 companheiros querem receber a PLR de 2011, equiparação salarial e cesta básica. Foi protocolado documento e a empresa já respondeu. Está agendada reunião segunda (26), às 9 horas, na fábrica.

Esmaltação Portugal - São várias as reivindicações dos mais de 30 funcionários: retorno do horário de trabalho antigo, das 7 às 17 horas (a empresa mudou para 8 às 18 horas sem consultar o Sindicato e os trabalhadores); liberdade para sair da empresa na hora do almoço (eles ficam presos na fábrica); retorno no fornecimento do café da manhã e café da tarde; convênio médico; refeição; regularização no pagamento da PLR e implantação da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Knupp informa: “A empresa havia solicitado prazo de 15 dias para se reunir com o Sindicato e buscar soluções. O prazo venceu, e não veio resposta. Os funcionários deram prazo de 48 horas. Se não vier resposta haverá greve”.

Comunicação -  Nossos diretores José Barros da Silva Neto e Juscelino Marcelino Moreira (Hulk) estiveram com os mais de 120 funcionários da Incotep (Cidade Satélite, Cumbica) para comunicar que a luta por sábados alternados foi vitoriosa: a partir de 3 de outubro passa a vigorar sábado alternado. Barros informa: “A empresa pediu prazo para se adequar à reivindicação. Feito isso, os companheiros aprovaram”.

PLRs aprovadas - Fizemos assembleias em três fábricas para aprovação PLR 2011. Na Roll-For (Cidade Satélite, Cumbica), o benefício sobe 10,24%. Garantido mínimo de R$ 600,00. A assembleia com os 230 companheiros foi conduzida pelos diretores Barros, Hulk e Sonia Dombski.

Os 27 trabalhadores da Pro Painel (Parque Haramy) vão receber a PLR pela primeira vez. Pagamento em setembro e fevereiro. Assembleia conduzida pela diretora Lúcia Ottone de Amorim.

Os 70 companheiros da Sotherm (Terra Preta, Mairiporã) também aprovaram a PLR de 2011, maior que a do ano passado. Diretores Evandro Pereira e Ricardo Pereira de Oliveira conduziram a assembleia. O funcionário pode escolher se quer receber em setembro ou em outubro.


Assembleia na Sotherm aprovou PLR maior que a do ano passado

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email