Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Última rodada Ciclo de Formação
reúne 85 metalúrgicos do setor E

O Sindicato realizou na sexta (23) mais uma rodada do Ciclo de Formação, que debateu Sindicalismo, Economia e Política com trabalhadores de fábricas ligadas ao Setor E da nossa base (Cidade Industrial Satélite, Pimentas e Cumbica). Foi a última rodada por setor e, no final do ano, será realizado um encontro geral, com todos os participantes do Ciclo de Formação em 2011.

A rodada de sexta reuniu 85 trabalhadores de 25 empresas no auditório da nossa sede, que assistiram palestras e vídeos. Eles também preenchem questionário, avaliando a atuação sindical e fazendo propostas sobre reivindicações em suas empresas. O setor E é coordenado pelo vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça), o secretário-geral Heleno Benedito da Silva e os diretores Eronides Rafael Galdfino (Lula) e Alex Lima.

Cabeça aproveitou a ocasião, para fazer um relato sobre o andamento da Campanha Salarial e quais são os próximos passos: “Nossa pauta de reivindicação será entregue aos patrões nos dias 3, 5 e 7 de outubro. Precisamos do apoio de todos os trabalhadores, para obter uma vitória nas negociações. Além do índice de aumento, vamos discutir questões sociais, que interferem diretamente em nossa Convenção Coletiva”.

Heleno reforçou: “Não podemos perder direitos conquistados com muitos sacrifício, como estabilidade para trabalhadores acidentados e licença maternidade de 180 dias, que está garantida para funcionárias de dois setores patronais. Queremos manter o que temos e conseguir muito mais, mas precisamos de apoio dos companheiros”.  

A abertura do encontro também teve a participação de dois diretores do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Edson dos Anjos e Paulo Roberto dos Santos Pissinini. “Esta idéia deve ser levada adiante por todos vocês. Este é o significado de companheirismo: participantes do mesmo pão, para o seu nutrimento. Os metalúrgicos pregam este companheirismo, e temos orgulho disso”, disse Paulo Roberto.

Palestras - O economista Rodolfo Viana, técnico da subseção do Dieese em nosso Sindicato, fez palestra sobre os encargos sociais no Brasil. Ele afirmou: “Os patrões alegam que cada funcionário custa para eles 102% da sua remuneração. Não é verdade, e estudos do Dieese comprovam. O empresário tem um gasto de 25,1% de encargos sociais. É uma diferença muito grande”.

O Ciclo foi encerrado com palestra do diretor Elenildo Queiroz Santos, responsável pelo Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador no Sindicato, que abordou o tema trabalho decente. Nildo comentou: “Os números de acidentes no trabalho, inclusive com morte, são assustadores. Precisamos de força para lutar por trabalho decente e, consequentemente, reduzir o número de companheiros machucados ou mortos”.

Aprovaram - Maria Ferreira Lima, reguladora de gás na Brasigass, ressalta: “Muitas dúvidas profissionais que tinha foram esclarecemos neste encontro, como na palestra de economia, por exemplo. Precisamos de mais eventos como este e estarei no grande encontro do final de ano”.

Depoimentos

 “Os trabalhadores têm de se conscientizar sobre o que acontece à sua volta. Não podemos mais ficar parados, esperando as coisas acontecerem. A conscientização do que foi discutido neste Ciclo tem que ser levada para dentro da fábrica. Eu vou fazer na minha!” – Marcos Roberto Marcelino Gonçalves, prensista da Majular (Jardim Silvestre)

“Acho muito importante o Sindicato promover eventos como este. No dia a dia de nossas vidas, muitas vezes não temos tempo de nos preocupar com coisas que acontecem em nossa volta, principalmente dentro da fábrica. É uma grande ajuda que o Sindicato nos dá, orientando os trabalhadores em temas que são necessários” – Maria Aldeci, ajudante na Cromadora Racional (Vila Nova Cumbica).

Veja vídeos:

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email