Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Sindicato recebe 57 trabalhadores
em curso de formação de cipeiros

Trabalho decente com segurança e saúde para os trabalhadores. Com este slogan, o Sindicato promoveu nesta segunda (26) o curso de capacitação em saúde e segurança para empregados de empresas que possuem de 10 a 19 funcionários. O evento, no auditório da nossa sede, teve a participação de 57 metalúrgicos de mais de 50 empresas. O curso, gratuito, é o primeiro - de uma série - promovido pelo Sindicato.

O diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo), que responde pelo Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador no Sindicato, informa: “Convocamos, nesta primeira etapa, funcionários de empresas atendidas pelos setores A, B e D do Sindicato (região mais central de Guarulhos). São fábricas que não precisam eleger membros da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), mas devem designar funcionário para acompanhar o cumprimento das regras da NR 5 (Norma Regulamentadora)”.

Elogio - Além de diretores do Sindicato, o curso contou com a presença de Eduardo Halim José do Nascimento, gerente regional do Trabalho em Guarulhos. Após falar sobre como surgiu a Cipa (criada em 1944 e transformada em lei em 1978), ele elogiou a iniciativa do Sindicato.

“Esta iniciativa do Sindicato tem um significado especial, porque é a primeira vez que vejo uma entidade de classe se dedicar a fundo pela segurança e saúde dos trabalhadores de sua base. Temos deficiências na fiscalização, por falta principalmente de material humano, mas aqui temos um Sindicato para nos ajudar”.

Halim destaca: “A gerência regional está sempre pronta para atuar em defesa do trabalhador. Mas precisamos do apoio do próprio trabalhador para que nos avise e nos diga onde os problemas acontecem”.

Palestra - Nildo ministrou o curso aos funcionários designados pelas fábricas, abordando a importância do cipeiro, a quem compete orientar e tomar medidas legais para que o trabalhador não se sinta abandonado. Ele afirma: “A orientação vem em primeiro lugar, porque todos queremos ir ao trabalho e voltar para casa com saúde. Mas, se algo acontecer, compete ao cipeiro dar o primeiro passo”.

Nosso diretor avisa: “Foram convocadas 135 empresas para designar um funcionário para este curso. Quem não se manifestou, terá de responder em mesa-redonda na gerência regional do Trabalho. Vamos fazer a comunicação ainda esta semana”.

Os trabalhadores que participaram da primeira etapa do curso aprovaram, por unanimidade, que a segunda fase – quando serão abordadas as leis que orientam os cipeiros – aconteça dia 11 de outubro, no auditório da sede, a partir das 9 horas.

Empresas - Confira as empresas que designaram funcionários para o curso: Alvoli, Silme, Tcepak, Marcos Airton Francisco, Sercop, Tec Braz, Tropical, Vison, Guarubox, Fertrab, M.H., Equiplastec, Rebitão, Afercom, Centro Sul, Albasteel, Still-Car, Tecnogrades, Lalupe, Guaru Tanques, Civex, Ultraterm, Rvucovic, Licatem, Frei Hall, Flock Color, Margeton, Texto, Incatep, Jactoil, Anglo, DKS, Gecar, Kiyota, Jovempar, Monicar, Sampey, Gecom, Jawa-Tec, Artel, Tangaço, Cambe, Bals e Stamplastec.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email