Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Uma experiência vitoriosa


Na última quinta (26), o Sindicato promoveu entrevista coletiva de imprensa para lançar o Guia de Conquistas dos Metalúrgicos, versão 2011. Trata-se da quarta edição do Guia, trazendo um resumo das principais realizações do Sindicato e das conquistas da categoria.

Quero agradecer o comparecimento maciço dos veículos de comunicação e também de diversas entidades sindicais. Agradeço, especialmente, a repercussão na mídia, que publicou diversas reportagens, com informações sobre os ganhos metalúrgicos de 2011, que, felizmente, foram significativos. A propósito, informo que a massa salarial da categoria chega a R$ 158.866.074,63, em janeiro.

Também fiquei feliz com a repercussão nos meios sindicais. Nosso Guia foi muito bem recebido pelas entidades de classe, sendo que várias manifestaram intenção de adotar a experiência de Guarulhos, ou seja, de fazer, elas também, o balanço de suas ações e realizações.

O regime democrático requer instituições fortes e representativas. Isso inclui as entidades de classe, que devem adotar uma postura que vá além das questões corporativas. Penso que o movimento sindical deve mostrar à sociedade que tem uma contribuição efetiva na busca de mais justiça social, mais equilíbrio e mais democracia.

Na entrevista, enfatizei, mais uma vez, a necessidade de se criar uma cultura coletiva em nosso País. O esforço individual é louvável. Mas o que garante crescimento, sustentação e avanços para um povo, uma cidade ou mesmo uma categoria profissional é a atuação coletiva e solidária de todos os seus integrantes.

Nosso Guia contém uma considerável soma de conquistas econômicas, sociais e cidadãs. O Sindicato foi a força dirigente dessas ações. Mas o que garantiu, efetivamente, cada avanço foi a participação dos metalúrgicos da nossa base.

Em 2011, a categoria realizou, em toda a base, dezenas de assembleias de campanha salarial, centenas de assembleias por PLR, um grande número de ações por empresa, encontros do Ciclo de Formação Sindical, mesas-redondas com empresas, seminários, além de reuniões de Cipa. Nosso Sindicato também participou de muitas ações sindicais unitárias, principalmente com a Força Sindical.

Nosso Guia de Conquistas, tão bem recebido, expressa a vitalidade e a pujança da categoria metalúrgica, cuja ação ajuda a melhorar a renda, a condição e a qualidade de vida de milhares de pessoas.

Política - Em 2012, vamos seguir na mesma trilha de trabalho, ressalvando, porém, que avanços mais profundos só vão acontecer por meio da ação política, com representantes eleitos que tenham compromissos reais com os trabalhadores e a inclusão social.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 25 de janeiro.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email