Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Sacolas plásticas e ecologia


Toda vez que surge uma onda no mundo, é nosso dever olhar para o que está acontecendo e perguntar: mas o que será que realmente está acontecendo?

E, desta vez, a própria internet tem a resposta, através de vários e-mails que circulam, dizendo que já não interessava mais a supermercados “doar” e sim vender as sacolinhas.

Sejamos realistas: em termos de meio ambiente, tem coisa muito mais séria e eficaz a fazer do que vedar a distribuição das sacolas aos clientes. A questão é muito mais abrangente, porque se as sacolas plásticas são um problema para o meio ambiente, o que se dizer, por exemplo, das garrafas “pets” e dos pneus que infestam nossos córregos e rios.

É bem verdade que a sacola plástica é reaproveitável, pois acondicionam as compras, recebem o lixo doméstico e são muito mais higiênicas do que as antigas latas de lixo, malcheirosas e cheias de moscas.

Toda essa discussão tem outros interesses: o supermercado não doa mais a sacola, mas na verdade vai economizar milhões de reais; para a grande mídia é interessante defender a decisão dos supermercados, porque são grandes anunciantes; e não vamos esquecer que as sacolas biodegradáveis que estão sendo vendidas nas grandes redes de supermercados são produzidas na China, consequentemente gerando emprego lá.

Fica a pergunta: o que está por trás de tudo isso. É a defesa do meio ambiente ou o interesse econômico de algum setor.

Saneamento - O meio ambiente precisa ser defendido e preservado e áreas degradadas podem muito bem ser reflorestadas e recompostas, servindo, inclusive, de espaço para o lazer da população.

Mas se existe uma questão ecológica absolutamente fundamental, hoje, é o tratamento de esgotos. Isso sim melhora a qualidade de vida, reduz doenças, valoriza o espaço urbano e aumenta o próprio valor dos imóveis.

Porém, como não existe onda na mídia, e só umas poucas ONGs interessadas no tema, o saneamento vai ficando em segundo plano.

Viajei pela Força Sindical para o Amazonas, no início do ano, e vi, com dor no coração, todo o esgoto de Manaus sendo jogado no Rio Negro. Isso, sim, é atentado ecológico, que vale muito mais que toda essa polêmica em torno das sacolinhas de plástico.

Propostas - O movimento sindical tem propostas reais para a questão ambiental, e temos chamado atenção de nossas autoridades para o problema. Nossa principal proposta é investir maciçamente em saneamento básico; outra sugestão: que se adote a educação ambiental nos currículos escolares.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 8 de fevereiro.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email