Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Água, fonte de vida e direito


Num futuro próximo, um dos mais graves problemas da humanidade será o abastecimento de água. Devido ao desmatamento, à ocupação urbana de nascentes, ao efeito estufa e a outros fatores, a água vai ficando escassa e cada vez mais contaminada.

Ao ficar escassa, obrigando os grandes centros urbanos a fazerem captação em locais cada vez mais distantes, a água vai se tornando também mais cara. O processo de tratamento, já que a água coletada precisa ser purificada, é outro fator de encarecimento.

Já se especula que a luta geopolítica futura não será mais em torno do petróleo, mas da água. Pelo sim, pelo não, grupos econômicos poderosos tratam de comprar grandes glebas próximas aos aquíferos (como o Guarani), a fim de garantir o abastecimento. Os grandes conglomerados também buscam influir em instituições, como o Fórum Mundial da Água, a fim de fazer valer seus interesses.

Um desses interesses é pela exploração comercial da água. Para o grande capital, a água é mercadoria, tem preço. Ou seja, não pode ser um bem compartilhado. Esses interesses, hoje, exercem forte pressão sobre governos, inclusive aqui no Brasil.

Nos anos neoliberais, quando se tentou privatizar a Usina de Furnas, a água daquele imenso reservatório passaria a ser um bem privado. E, portanto, comercializável. E isso só não ocorreu porque o então governador de Minas, Itamar Franco, demandou em tribunais internacionais e determinou à PM do Estado tomar posições em defesa do valoroso patrimônio de Furnas.

Guarulhos - Nossa cidade, como outros grandes centros urbanos, enfrenta o problema do abastecimento e também do saneamento. A situação, hoje, é melhor do que em passado recente. Mas um grande número de famílias ainda sofre com os frequentes cortes no abastecimento. Outra questão grave é a expansão urbana desordenada, que ocupa áreas de mananciais, destrói a vegetação e contamina lençóis freáticos.

Exemplo - Embora não exista uma forte mobilização social em torno da questão da água, há iniciativas positivas que merecem ser conhecidas. Nosso Sindicato, mesmo, dá exemplos. Em nosso Clube de Campo preservamos nascentes, tratamos a água do córrego que corta o local e devolvemos essa água limpa. A água tratada do córrego pode ser consumida, sem risco para a saúde.

Em nossa sede, fazemos coleta de óleo de cozinha, em parceria com uma ONG da cidade. Essa iniciativa evita o despejo do óleo usado e ajuda a reduzir a contaminação de córregos e lençóis.

Data - O Dia Mundial da Água foi fixado pela ONU em 22 de março de 1992, data em que também foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos da Água, que reafirma a água como um bem comum da humanidade.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 21 de março.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email