Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Medidas que ajudam o Brasil

O Brasil já teve governos indecisos, lentos e incapazes de dar respostas de pronto a problemas concretos na Nação. Não é o caso de Dilma. Nossa Presidente tem sido ágil na adoção de medidas e buscado, dentro do possível, atender demandas de setores econômicos e sociais.

Prova dessa agilidade, mais uma vez, o conjunto de medidas econômicas anunciadas segunda, dia 21. Trata-se de um amplo leque de ações que visam acelerar o crescimento do nosso PIB - Produto Interno Bruto. O pacote tem três eixos principais: corte no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), redução na taxa de juros nos financiamentos e queda no depósito compulsório dos bancos.

A lógica da iniciativa é clara: colocar mais dinheiro no mercado para ampliar o consumo e estimular os investimentos. A redução do IPI, para veículos e máquinas, já foi testada e aprovada no passado, ainda no governo Lula. A diminuição dos juros é um clamor nacional. E a redução, temporária, do compulsório dos bancos vai aumentar o volume de dinheiro em circulação.

Esse tipo de iniciativa busca beneficiar o País, no todo. Mas, neste caso, beneficia diretamente as montadoras e indústrias de máquinas em geral. Ou seja, tem dimensão para influir em parte significativa do setor produtivo nacional. Uma das consequências óbvias, certamente calculada pela área econômica do governo, é a garantia dos empregos.

Atenção - Por isso, além de fazer o justo elogio a Dilma, aproveito para chamar atenção do empresariado, uma vez que nosso Sindicato já detecta ameaças de demissão em fábricas. Certos empresários só enxergam uma saída: demitir. E demitir de forma precipitada. Por isso, deixamos claro: o Sindicato não aceita medidas que reduzam salários ou cortem postos de trabalho. Calma, pessoal: o Brasil tem tudo para crescer e superar os reflexos da crise na Europa.

Verdade - Já que o espaço de hoje visa saudar iniciativas acertadas, aproveito para elogiar duas recentes medidas da Presidente: 1) A Comissão da Verdade -  O povo brasileiro tem o direito de conhecer os fatos e saber quem praticou crimes hediondos contra adversários políticos. Vale lembrar que o movimento sindical foi duramente perseguido pela ditadura durante muito tempo; 2) Divulgação de salários - Dilma decidiu que a folha salarial do Executivo seja liberada ao acesso público. É uma medida natural dentro do Estado de Direito.

O Brasil quer ser país de Primeiro Mundo. É justo. Mas, para isso, precisa crescer, fortalecer o mercado interno, incluir setores da população, ampliar a transparência e aprofundar a democracia. Dilma tem contribuído concretamente nessa direção.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 23 de maio.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email