Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Sindicato vai ao Ministério do Trabalho
contra decisão unilateral de empresa
Omke reduz jornada e salários ilegalmente

O Sindicato pediu à Gerência Regional do Ministério do Trabalho realização de mesa redonda com a Omke (Cumbica), que reduziu a jornada de trabalho e os salários de seus 60 trabalhadores. A primeira reunião entre nossa entidade e a fábrica foi na quarta (18).

Em seu site oficial, a empresa diz que tem como valores “o respeito ao ser humano” e “transparência em todas as ações e projetos”; entretanto, fez com que seus funcionários perdessem 18,8 % de seus salários nessa redução de jornada, sem negociar as condições com nosso Sindicato e com os trabalhadores em Convenção Coletiva – o que é ilegal.

Presente à mesa redonda, nosso diretor Josete Machado Filho (Pepe) diz: “Na reunião foi estabelecido um prazo de 15 dias para a empresa apresentar proposta de readequação. Vamos aguardar e negociar melhores condições para os companheiros”.

Os funcionários da empresa trabalhavam nove horas por dia, de segunda a quinta, mais oito horas diárias às sextas. Agora trabalham por nove horas de segunda quinta. O expediente de sexta-feira foi eliminado.

Banco de horas - Trabalhadores da Omke estiveram na sede do Sindicato na quinta (19) e denunciaram que a empresa mantinha sistema de banco de horas, antes mesmo da redução da jornada e do salário.

Pepe comenta: “É um fato novo, que surgiu após a mesa redonda e que também vamos apurar. Nós nunca tratamos de banco de horas com a empresa. Vamos solucionar esse problema”.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email