Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Não é só governar

Governar um País é tarefa para poucos. Por isso, na memória dos povos, poucos nomes vão ficando e sendo lembrados. Com o passar dos anos, a imensa maioria cai no esquecimento.

E por quê? Porque governar um País é tarefa complexa, que requer, além do talento político e da capacidade de gestão, um projeto de longo prazo. Um projeto nacional.

No Brasil, o exemplo mais acabado, e por isso até hoje mais lembrado, é Getúlio Vargas, cuja morte acaba de ser rememorada, agora, em 24 de agosto.

Getúlio pensava e agia de forma ampla, tratando de tirar o Brasil do atraso e colocá-lo na trilha do futuro.  A criação do Ministério da Educação, do BNDEs e até o direito de voto da mulher nasceram em seus governos. Sem falar na CLT, na Justiça do Trabalho, no salário mínimo, na Petrobras, nas siderúrgicas e em tantas outras realizações.

Mas o Brasil, verdade seja dita, parou no tempo. Tivemos, ao longo das décadas, governos bons ou ruins. Mas nos faltou um projeto nacional e consistente. Resultado disso são nossos graves problemas sociais e a precariedade da nossa estrutura, numa época em que a competitividade e a eficiência são fatores decisivos para qualquer País.

O conjunto de medidas lançado recentemente pela presidente Dilma, visando à melhoria da infraestrutura e logística, de certa forma, vem reparar uma dívida histórica deixada por nossos governantes.

Mas, ainda assim, não me parece suficiente. O Estado brasileiro precisa formar uma elite dirigente, tecnicamente capaz e verdadeiramente comprometida com os interesses públicos. Nossa educação precisa dar um salto de qualidade,  e formar mão de obra qualificada. A carência de engenheiros, por exemplo, é clamorosa.

Nossa estrutura fiscal e tributária é pesada, injusta, aumenta o chamado custo Brasil, além do que resulta em baixo retorno para a população, principalmente a mais carente.

Portanto, Dilma tem ainda muito por fazer, além de pacotes esporádicos. E vai depender unicamente dela. Dilma pode decidir ser uma boa gestora, e ficar nisso. Mas pode entrar para a história se, verdadeiramente, quiser ser a construtora de um projeto nacional que governe o presente, mas cuide de criar condições para um futuro melhor.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 29 de agosto.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email