Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Os fatos como eles são

Mais de uma vez, neste espaço, refleti sobre a relação complexa entre sindicalismo e política. Peço licença para abordar, de novo, este tema.

No primeiro turno das eleições municipais guarulhenses, o PDT, ao qual eu e vários diretores do Sindicato somos filiados, decidiu, em reunião do partido, apoiar o candidato do PSDB à Prefeitura. Já o nosso Sindicato, enquanto órgão de classe, ficou neutro. E os diretores? Bem, enquanto cidadão, cada qual fez a opção mais próxima à sua concepção política.

Digo isso porque a imprensa repercutiu nesta semana encontro entre um grupo de diretores e assessores do Sindicato com o candidato Almeida, que concorre à reeleição pelo PT. A imprensa também deu um número: de um grupo de 30 diretores e assessores, 23 optaram pelo candidato petista e sete pelo concorrente Carlos Roberto.

O que isso significa? Significa coerência. Ou seja, os fatos vieram confirmar aquilo que sempre preguei, aqui e em outros espaços: partido é partido, Sindicato é Sindicato. E mostraram um aspecto interessante, que vale a pena explicitar: em nosso Sindicato, respeitamos a pluralidade de ideias e a opção de cada diretor cidadão.

O passado já nos ensinou que a relação institucional entre Sindicatos e partidos faz bem à democracia. Aliás, na ditadura, o sindicalismo foi linha de frente da luta pela volta da democracia. Porém, a mesma experiência orienta que o Sindicato deve ficar distante do engajamento no processo eleitoral.

Na base metalúrgica, assim como em outras categorias, existe todo tipo de posicionamento político. E existe, também, gente que não gosta de política e tem uma visão muito crítica a respeito dos partidos e dos políticos. Eu penso diferente. Mas é meu dever respeitar a posição de cada um e reconhecer que essa pluralidade é legítima.

Dito tudo isso, quero aqui desejar aos dois candidatos muita saúde e disposição para a reta final da campanha eleitoral, que exige grande esforço físico e uma resistência mental extraordinária.

Seja quem for o próximo prefeito, a postura do nosso Sindicato será a de sempre: respeitar o eleito pelo povo, reafirmar nossas reivindicações e cobrar melhorias para nosso povo. Guarulhos é uma cidade trabalhadora, que vem melhorando em muitos aspectos. Mas há setores ainda muito atrasados e onde a presença do poder público se faz necessária e urgente.

Respeitar o eleito, propor e cobrar: essa será nossa posição, que, tenho certeza, é a mesma da base metalúrgica.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 24 de outubro.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email