Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Pelo fim do Fator Previdenciário

O Um dos espinhos na garganta do movimento sindical é o chamado Fator Previdenciário. A fórmula, criada durante o governo Fernando Henrique, faz parte das seguidas tentativas de reforma da Previdência Social, por diferentes governos, cujo objetivo, sempre, é dificultar a vida do segurado da Previdência.

Que problemas traz o Fator? Primeiro, retarda a concessão das aposentadorias. Segundo, reduz o valor do benefício de quem se aposentar segundo as regras em vigor.

O fim do Fator Previdenciário une todos os segmentos do sindicalismo e tem sido motivo de frequentes atos e mobilizações unitárias, nas bases sindicais e também no Congresso Nacional. No momento, o conjunto do sindicalismo tenta negociar com o governo uma fórmula que reduza os efeitos negativos do sistema em vigor. A ideia é tratar desse assunto com a própria Dilma.

Reunião - Após mais um ato em Brasília, no final da tarde desta terça (4), o movimento sindical deve avançar para tratativas efetivas com o governo. A ideia dos dirigentes é chegar até Dilma, ou em quem ela designar, com uma pauta mais extensa, que não seja apenas de reivindicação.

O sindicalismo quer debater com o governo federal pontos em comum entre as Centrais e de interesse da classe trabalhadora, entre eles a continuidade da política de redução da taxa de juros, a ampliação do crédito para o setor produtivo, o aumento real no salário mínimo e a implementação de outras medidas que aqueçam a economia, especialmente o setor industrial.

Diferenças - Na época do governo Lula, o sindicalismo tinha linha direta com o Presidente. Com Dilma, é diferente. Ela não tem os mesmos vínculos com o movimento sindical e costuma trabalhar, sempre, em cima de pontos agendados previamente e que já tenham passado por discussões.

Foi-se o tempo em que se pensava no Estado como um agente paternalista. Nos tempos atuais, o Estado precisa ser presente na vida do País, mas de forma ágil e respeitando a diversidade da base social. Porém, não se pode aceitar, de jeito nenhum, um Estado ausente das questões sociais. Ou pior: um Estado carrasco.

Por isso, é fundamental derrubar o Fator Previdenciário, tornando mais humanas as regras das aposentadorias e a concessão de benefícios aos aposentados. Há duas fases em que o ser humano mais precisa de proteção: quando é criança e quando chega à Terceira Idade. Eu sei disso, você sabe disso e tenho certeza de que a Presidente Dilma também tem consciência disso.

O fim do Fator Previdenciário fará bem ao trabalhador e a toda a Nação.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 5 de dezembro.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email