Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Por que está dando certo

O êxito do atual modelo econômico brasileiro se deve a quatro fatores: inflação (sob controle), emprego, renda e crédito. Esse modelo, aprovado nas urnas em várias eleições, é o roteiro do qual o País não pode se afastar.

Quem viveu na época da carestia sabe que a inflação custa caro a toda a sociedade. E custa mais caro, ainda, aos trabalhadores e segmentos mais pobres, que não têm como remarcar preços, ajustar tarifas, enfim, como se defender da escalada de preços.

Com inflação alta e juros abusivos, o crédito fica proibitivo. No último ano do governo Sarney a inflação chegou a 1.800%. Imagine o custo do dinheiro numa situação dessas. Hoje, há crédito farto para pessoas físicas e jurídicas porque a inflação está mais baixa e os juros reais caíram.

O ambiente econômico estável estimula a economia. Isso motiva investimentos, produz negócios e gera empregos. Ontem, dia 4, ficamos sabendo, por meio da OIT, que o desemprego cresce em todo o mundo e que também aumentam as diferenças entre ricos e pobres. No Brasil, continuamos gerando empregos. Em abril, foram criados 196 mil postos com Carteira assinada.

Outro êxito está na geração de renda. Em 2012, os ganhos salariais foram de 4,1%, frente a um aumento do PIB inferior a 1%. A política nacional de recomposição do salário mínimo também ajuda a distribuir renda. Há, ainda, programas importantes como o Bolsa-Família.

Política - O ambiente democrático facilita avanços econômicos e sociais. O Brasil, hoje, é um Estado de Direito, os Poderes são independentes, a liberdade de imprensa não sofre restrições e os setores organizados da sociedade se manifestam. Entre esses setores está o movimento sindical.

A democracia permite reformar a si mesma. Esse processo é complexo e muitas vezes ocorre por meio de atritos, que são próprios do regime. Conflitos entre capital e trabalho, desentendimentos entre Executivo e Legislativo, pressão de minorias sociais e de segmentos religiosos são legítimos, ajudando a melhorar o ambiente democrático.

Todos nós temos de estar atentos a esse cenário. E todos temos o dever de zelar para que essa equação, combinando inflação controlada, emprego, renda e crédito, não sofra abalos. É tarefa coletiva, também, cuidar pela melhoria constante do regime democrático.

Controlar a inflação, fomentar o crédito, gerar empregos e distribuir renda. Essa é a fórmula que vem dando certo e deve ser defendida por todos. 

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 5 de junho.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email