Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Pauta social é a nossa proposta

O movimento sindical é o mais estruturado setor do movimento social brasileiro. Nosso sindicalismo é atuante e tem um saldo real de conquistas para as categorias, ajudando a elevar o padrão de renda da classe trabalhadora e a fortalecer o mercado interno.

Mas o sindicalismo pode fazer mais. Sem desconsiderar os avanços econômicos dos últimos anos, o movimento sindical pode avançar naquilo que chamo de pauta social. E é esse tema que vamos levar a debate no Congresso Estadual da Força Sindical, dia 20, em Americana, e no final do mês, no Congresso Nacional da Central, em Praia Grande.

Nosso Sindicato produziu um documento que pretendemos debater nos dois eventos. O objetivo é fazer um chamamento à nossa Central para que incorpore a temática social entre suas prioridades e oriente as entidades filiadas a trilharem o mesmo caminho.

O Brasil avançou na economia. Mas os indicadores da saúde, educação, segurança, saneamento, transporte e outros mostram uma situação que afeta e humilha milhões de brasileiros, especialmente nas metrópoles e regiões mais distantes do Interior. E isso precisa mudar.

Ao longo do tempo, tivemos períodos em que esses problemas foram atacados e a situação melhorou. Em 1964, o avanço acabou interrompido pelo suicídio de Getúlio Vargas. O governo Juscelino, francamente progressista, foi sabotado por militares golpistas e civis conservadores, contrários à modernização. O golpe final foi desfechado em 1964, contra as reformas de base de João Goulart, mergulhando o Brasil numa longa ditadura.

Aqui em Guarulhos, sem descuidar da ação na base, nosso Sindicato tem procurado participar das lutas sociais, principalmente buscando melhorias nos bairros. Alguns avanços da cidade, especialmente em saneamento básico, são resultado da nossa pressão e nossa luta. Temos conseguido, também, melhorias em vários bairros, gerando mais qualidade de vida para os moradores.

A cidadania não pode ser um conceito abstrato e acadêmico. A cidadania tem de ser real, com garantias práticas de direitos, serviços, equipamentos e bens, que propiciem a evolução educacional, política, moral e material das pessoas e famílias. A pauta social que defenderemos nos dois Congressos citados tem esse objetivo.

Ninguém, em sã consciência, pode conviver com crianças abandonadas, velhice desassistida, violência generalizada, drogas, transporte precário, saúde pública falida e falta de políticas públicas por inclusão social. Essa situação precisa mudar e o sindicalismo pode ajudar nessa mudança.

Divulgação - Vamos iniciar uma ampla divulgação de nossas propostas. Ainda nesta quarta, das 19 às 20 horas, debateremos nossa Pauta Social no Câmera Aberta Sindical, programa ao vivo na TV Aberta São Paulo (canais 9 da NET e 186 da Vivo em São Paulo), que pode ser assistido pela internet por meio do site www.tvaberta.tv.br.

José Pereira dos Santos

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 19 de junho.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email