Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Poder cidadão

Nem todos os problemas do País se resolvem pela pressão popular, a chamada democracia direta. Mas esse tipo de participação pode prevenir problemas graves e, melhor ainda, ajudar na solução rápida.

Os últimos 60 dias foram de intensas mobilizações populares. E o saldo é positivo. Exemplo concreto está na questão das tarifas públicas. O balanço mostra que 27,5% da população (especialmente nas grandes cidades) foi beneficiada com a redução das tarifas do transporte.

Aqui no Estado de São Paulo, tivemos outro ganho importante, que foi a decisão do governo estadual de não elevar as tarifas dos pedágios (são muito altas e fora dos parâmetros internacionais).
A redução da tarifa de ônibus, metrôs e trens faz bem ao bolso dos mais pobres (para quem a inflação pesa mais). Já o recuo ante o aumento das tarifas dos pedágios paulistas beneficia a classe média e reduz custos de empresas.

A diminuição no custo dos transportes de pessoas e mercadorias, além do impacto social, tem influência real nos índices de inflação. O IBGE divulga inflação decrescente em maio e antecipa que a tendência se mantém em junho.

Congresso - A pressão popular precisa ser valorizada também pelos resultados políticos. Um avanço concreto foi a reprovação da PEC 37, que visava enfraquecer o poder de investigação do Ministério Público. Pressionado pelo clamor das ruas, o Congresso se apressou em votar leis, entre outras, que garantem mais recursos à Educação.

O clima gerado pelas mobilizações, ou seja, o sinal claro de que a sociedade está atenta aos gestos das nossas autoridades, fez também Renan Calheiros, presidente do Senado, e Henrique Alves, presidente da Câmara, devolverem recursos com deslocamentos com aviões da FAB. Há informações de gastos abusivos no Supremo Tribunal Federal. Mas ainda cabem confirmações.

Na democracia, os protestos pacíficos geram uma importante energia coletiva, mostrando vigor social e indicando direções. Os governantes, os de fato ligados aos interesses populares, estão diante da possibilidade de ampliar sua credibilidade, aprumar rumos e melhorar a vida do povo.

Trabalhadores - Nesta quinta, as Centrais promovem em todo o Brasil o Dia Nacional de Luta com Greves e Mobilizações. O ato é necessário ante a paralisia do governo e do Congresso Nacional em relação à Pauta Trabalhista. Em 6 de março, o sindicalismo mobilizou 50 mil em Brasília. Mas o poder público não adotou medidas efetivas. Agora, não terá mais como se omitir.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 10 de julho.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email