Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Sobre a Petrobras

A Petrobras tem alternado notícias positivas e negativas. Nos últimos anos, as principais notícias positivas foram a descoberta da gigantesca reserva do pré-sal, o início bem-sucedido de sua exploração, os recordes seguidos de produção e a lei que aprovou 75% do fundo do pré-sal para Educação e 25% para Saúde.

Recentemente, o noticiário negativo destaca negócios supostamente malfeitos na compra de uma refinaria nos Estados Unidos e, ao que tudo indica, erros que causaram prejuízos à empresa. Em ano eleitoral, o assunto ganha grandes dimensões.

Todos ouvem falar muito da Petrobras, mas sem ter uma noção mais concreta da sua importância e dimensões. A empresa foi criada por Getúlio Vargas, em 1953, após forte campanha popular - “O petróleo é nosso” -, que mobilizou setores sociais, partidos, Sindicatos, militares nacionalistas, estudantes e até intelectuais, como o escritor Monteiro Lobato.

Portanto, a Petrobras nasceu de uma luta política, pois havia setores dentro do Brasil que preferiam passar a exploração do petróleo para empresas estrangeiras, alegando que elas dispunham de mais tecnologia e recursos.

O tempo, porém, deu razão aos nacionalistas. A Petrobras, hoje, está entre as cinco maiores do mundo, com reservas de 16,6 bilhões de barris. É uma multinacional brasileira, presente em 25 países. Sua frota tem 237 navios, sendo 80 prontos.

A formação societária coloca o Estado brasileiro como majoritário numa empresa de economia aberta, com 573 mil acionistas. A Petrobras tem a melhor e mais avançada tecnologia de exploração em águas profundas. Sua produção atual é de 2,5 milhões de barris/dia.

Escola  - A Petrobras, na prática, é a maior escola de engenharia do Brasil. Não que forme engenheiros. Ela os emprega, especializa e forma gerações de profissionais altamente gabaritados. Esses profissionais garantem a evolução tecnológica do setor de exploração, refino, produção de derivados, atuando em toda a imensa cadeia petrolífera nacional e mesmo internacional.

Empregos - Pela sua força e extensão, a Petrobras gera muitos empregos diretos, como na indústria naval. Em 2003, nossos estaleiros empregavam apenas 6.400 trabalhadores. Com a nacionalização de equipamentos, novas encomendas, compra de barcos e plataformas, a Petrobras impulsou o mercado - inclusive no Nordeste -, e hoje o setor emprega mais de 80 mil.

Os malfeitos na Petrobras, em qualquer empresa ou instituição devem ser denunciados e investigados. Na comprovação de desvios, os responsáveis devem ser indiciados e levados a julgamento. Comprovadas as responsabilidades, a lei está aí para punir.

A atual polêmica da Petrobras deve ser conduzida com racionalidade, dentro da lei. Até porque a empresa é vital para o desenvolvimento brasileiro. Não sejamos ingênuos. Tem aí uma briga de “cachorro grande”, que envolve altos interesses do capital. Mas, por mais altos que sejam, eles não são maiores que os interesses da Nação.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 23 de abril de 2014.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email