Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Vigor e esperança aos 51 anos

Nosso Sindicato completa hoje 51 anos. E chega vigoroso a essa idade, com forte atuação em toda a base, presença nas lutas sociais e cidadãs e participação nas mobilizações unitárias do sindicalismo.

O Sindicato foi fundado em abril de 1963, numa fase de grande efervescência política e ascensão dos movimentos sociais. O presidente da República era o trabalhista João Goulart, apoiado pelo sindicalismo. Essa proximidade foi um dos motivos que levaram a classe dominante a desferir o golpe de 1964, que derrubou Jango.

Em 1º de abril de 1964, nosso Sindicato foi invadido e teve a diretoria cassada. Convivemos com a intervenção do regime, recuperamos a autonomia e voltamos a ser uma entidade atuante. Temos a experiência de viver com as restrições da ditadura e também de atuar sob o Estado de Direito democrático. 

Hoje, nossa base, em Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel, reúne em torno de 55 mil trabalhadores. Destes, conforme pesquisa do Dieese, 75% já moram em casa própria. E, segundo levantamento do Sindicato, mais de 90% já recebem da empresa a Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR), o que constitui, na prática, um 14º salário para cerca de 50 mil metalúrgicos e metalúrgicas.

Nessas cinco décadas, o Sindicato também conseguiu construir um patrimônio sólido, com sede própria e duas subsedes. Nossa estrutura de lazer é uma das mais completas do sindicalismo brasileiro, e a rede de serviços propicia benefícios efetivos a sócios e dependentes, especialmente nas áreas de Educação e Saúde.

A experiência desses anos todos consolidou o conceito de sindicalismo-cidadão, levando nossa atuação para além das fronteiras da categoria. Em razão disso, temos reconhecidas ações de inclusão social, incentivo ao esporte, qualificação profissional e de melhorias na qualidade de vida nos bairros.

Nosso Sindicato atua em fóruns de debate da sociedade e conselhos municipais (além do Sistema S), sempre levando propostas que possam contribuir com a melhoria dos serviços públicos, estimular o planejamento e ampliar as políticas sociais.

Nos últimos anos, ao entender necessária uma ação mais efetiva da classe trabalhadora na vida nacional, o Sindicato realizou uma série de ações de estímulo à participação política. Uma das consequências dessa iniciativa é a eleição do metalúrgico Heleno B. da Silva para a Câmara de Guarulhos.

As gerações metalúrgicas fizeram muito pela cidade e o País nessas cinco décadas. O Sindicato foi o porta-voz efetivo da categoria, ao encaminhar reivindicações, organizar ações e dirigir lutas. Temos um saldo positivo de realizações e conquistas. Mas, aos 51 anos, temos principalmente o compromisso de atuar junto ao povo brasileiro na construção de um País mais justo e mais desenvolvido.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 30 de abril de 2014.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email