Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Buscamos o possível

Nesta sexta, reuniremos os metalúrgicos no Sindicato em assembleia que definirá a pauta de reivindicações. Temos data-base em 1º de novembro, época de reajuste salarial para mais de 700 mil trabalhadores metalúrgicos ligados à Força Sindical no Estado de São Paulo.

Estamos há uma década obtendo aumento real de salário e este ano, mais uma vez, nossa meta é conseguir ganho real. Já conseguimos aumento com a economia bombando, com a economia parada ou com o País em compasso de espera. Nosso papel é sempre buscar o melhor para o trabalhador. E é isso que continuaremos a fazer.

Os metalúrgicos da CUT também estão negociando, mas a data-base é 1º. de setembro. Os companheiros vêm enfrentando forte resistência, principalmente das montadoras. Essa resistência precisa ser quebrada, porque esse segmento acumula décadas de lucros e vem recebendo, seguidamente, apoio do governo, como isenção de IPI e desoneração da folha de pagamento.

O presidente da Força Sindical, o companheiro Miguel Torres, que é metalúrgico, tomou uma atitude louvável, ao propor para a CUT união de forças das duas Centrais, a fim de fazer avançar as negociações salariais. Para Miguel, acima de qualquer divergência, está o interesse do trabalhador.

De uns tempos para cá, a disputa eleitoral contaminou muitos segmentos, especialmente setores da grande mídia, que têm prazer em publicar notícia ruim. Esse tipo de cobertura, quando é massificada, acaba espalhando um clima negativo entre as pessoas e as empresas, que não é real.

Eu digo isso me apoiando na manchete do próprio Valor Econômico, de segunda-feira, dia 1º. Diz o jornal: “Lucro das grandes empresas ainda não reflete recessão”. E informa: “O lucro líquido de 271 companhias de capital aberto, auxiliado pela taxa de câmbio mais favorável, aumentou 56% em relação ao mesmo período do ano passado”. Observe: aumento de 56%. Petrobras e Vale não foram incluídas, porque seu peso pode desequilibrar o balanço.

O sindicalismo é dirigido por pessoas experientes, que têm pé no chão. Acabou o tempo, como na época da hiperinflação, em que muitos reivindicavam quase tudo. Agora, o próprio trabalhador sabe que devemos buscar o possível.

É o possível que vamos buscar. Para nós, nesta campanha, o possível é fechar um acordo coletivo digno em que se garanta o 11º ano consecutivo de aumento real.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 3 de setembro de 2014.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email