Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Por que defendo a união

Família, partido, Sindicato, time, igreja, País e Nação se consolidam, progridem e avançam com união.
 
O Brasil prova essa verdade. Temos um território de dimensão continental; falamos a mesma língua; somos juridicamente ordenados por uma única Constituição. Ou seja, temos unidade territorial, linguística e jurídica.
 
Por causa disso e de outras circunstâncias, o Brasil melhora no plano interno e avança no cenário internacional. Ocupamos hoje a posição de sétima economia do mundo e somos o segundo canteiro de obras, só atrás da China.
 
Este País forte e com grandes perspectivas acaba de passar por uma eleição nacional, tensa e acirrada. Mas eleição sem um único registro de violência entre as partes em disputa.
 
Somos, portanto, uma democracia sólida, aprovada nas urnas. E o teste das urnas é o mais efetivo para se avaliar o regime democrático.
 
Por tudo isso, temos de valorizar nossa democracia, estimular a unidade entre pessoas, grupos e segmentos e refutar divisões. Na democracia, a regra é um homem um voto. Não importa se é branco, negro, rico, pobre, católico, protestante, do Sul, do Norte, de direita ou de esquerda. O voto tem igual valor.
 
A história ensina que a divisão desorganiza econômica, social e juridicamente os países. A forte divisão, com radicalização de setores da mídia, levou ao suicídio de Getúlio Vargas, em 1954. Uma década depois, a divisão fomentada pela elite econômica desaguou na ditadura.
 
Que o Brasil tem problemas estruturais ninguém ignora. Que precisamos combater a corrupção, também é evidente. Mas não será com divisões internas. Ao contrário. Temos de encontrar pontos de convergência e avançar.
 
E a convergência existe. Na área sindical, já elegemos a Pauta Unitária das Centrais. O sindicalismo também entende que é preciso resgatar o Ministério do Trabalho, recuperando espaço dentro do Estado e das políticas de governo.
 
O sindicalismo se alinha ao setor produtivo, defendendo uma política industrial consistente. A indústria é um dos esteios da soberania, gera empregos de mais qualidade e paga os melhores salários, ajudando a distribuir renda.
 
O sindicalismo e setores majoritários da Nação reivindicam mais educação, mais saúde e investimentos em infraestrutura. Pensam igual também sobre a reforma tributária e política. Ou seja, quando deixamos de lado paixões partidárias, verificamos que muito mais nos une e muito menos nos separa.
 
A unidade é uma força que move para a frente. A divisão empurra para trás. E nós, com certeza, queremos avançar. Por isso, prego e defendo a união. Sempre
.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 5 de novembro de 2014.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email