Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Indústria e Nação


Países com força política e peso econômico são os que possuem indústria forte. É o caso dos Estados Unidos, China e da Alemanha. Nações sem base industrial estão fadadas ao banco de reservas no jogo dos grandes negócios capitalistas e políticos.

A indústria não responde sozinha pelo êxito de um país. Na moderna economia, setores como serviços e comércio tendem a crescer em ritmo mais veloz. Mas o setor fabril é ainda quem gera os melhores empregos e paga os maiores salários.

A indústria também é indutora de desenvolvimento científico e qualidade de vida, porque se vale em muito do resultado de pesquisas e das novas tecnologias, geradas por investimentos privados, políticas públicas e pela própria pesquisa universitária.

Outro indutor do desenvolvimento fabril é o crédito. Por isso, é importante ampliar linhas de crédito dos bancos públicos, garantir juros subsidiados e definir programas específicos para o segmento da indústria. No Brasil, temos o BNDES, que ainda é muito vinculado aos grandes negócios.

Mas não basta a base industrial ser forte. Seu desempenho e produtividade dependem, em muito, da qualidade da mão de obra. Portanto, é fundamental que os governos - municipal, estadual e federal - garantam educação básica de qualidade, estimulem a formação profissional e apoiem o acesso ao ensino universitário, incluindo a pós-graduação.

Há, ainda, um elemento de grande importância para o sucesso e suporte da atividade industrial: o poder de compra da população. Nenhum país vive só de vender para o Exterior. Precisa fortalecer seu mercado interno. Tanto assim que, em seu mais recente congresso, o Partido Comunista da China definiu o aumento da massa salarial como política oficial de Estado.

Ou seja, o fortalecimento e a consolidação da indústria estão diretamente ligados ao próprio projeto de Nação. Mais que esboçar sua política industrial, um país precisa definir seu projeto de Nação, com metas e meios.

O que falta no Brasil, portanto, é um projeto efetivo de Nação. É disso que precisamos, com urgência. Remendos como o ajuste fiscal, que traz no seu bojo o corte de direitos, não vão resolver um único problema grave dos brasileiros e do segmento industrial.

Seminário - Nos próximos dias definiremos a data do Seminário Tripartite pelo fortalecimento da indústria, que precisou ser adiado. Informaremos.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail:
pereira@metalurgico.org.br
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com.br

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 27 de maio de 2015.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email