Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Um debate oportuno


No começo do ano, ao se reunir com ministros e outros representantes do governo federal, as Centrais Sindicais cobraram mais diálogo e participação nas instâncias de debate do Estado brasileiro.

Tivemos alguns avanços. Um deles é a entrada do sindicalismo no debate do PPA – Plano Plurianual, que define prioridades, obras e investimentos para os próximos quatro anos.

Segunda, dia 29, aconteceu no Dieese o Ciclo de Diálogo Sindical do PPA. Nosso Sindicato esteve presente, com a Força Sindical e mais cinco Centrais. O Dieese, a pedido das Centrais, elaborou um documento com propostas, depois entregues ao ministro Miguel Rossetto, da Secretaria-Geral da Presidência da República,  que representava o governo.

Vale dizer que, na mesma tarde, Rossetto e sua equipe se reuniram com empresários, para colher do setor produtivo sugestões acerca do correto direcionamento dos investimentos públicos. Antes dos sindicalistas e empresários, já tinham sido realizadas seis rodadas com outros segmentos organizados da sociedade.

O debate no âmbito do PPA é fundamental. Trata-se, na prática, de definir quem serão os principais beneficiados pelas ações do Estado. Esse debate, por garantia da Constituição, deve também ocorrer em todos os municípios e nas 27 unidades da Federação.

O diretor-técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, resgatou no documento os itens principais definidos na Conclat 2010, que compõem a Agenda da Classe Trabalhadora. Essa Agenda aponta para o crescimento econômico, o desenvolvimento e a inclusão social. Em sua fala, Clemente defendeu um esforço nacional pela produtividade, sem que isso represente imposição de sacrifícios aos trabalhadores.

Também ganhou destaque no evento a fala do presidente da Força Sindical, Miguel Torres, para quem o governo mantém um debate superficial, sem aprofundar questões importantes. Essa postura, diz ele, tem contribuído para a desorientação econômica e a paralisia de importantes setores produtivos.

O debate no Dieese, segunda-feira, sobre o PPA mostra o sindicalismo empenhado em defender o interesse público e a justiça social. Porque nada é mais injusto do que o Estado deixar de servir a todos para favorecer negócios privados e grupos de privilegiados.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail:
pereira@metalurgico.org.br
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com.br

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 1º de julho de 2015.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email