Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Nosso programa de televisão


Há mais de quatro anos, vai ao ar o programa Voz do Trabalhador. Começou na antiga TV Cantareira e agora é exibido, aos sábados e domingos, das 19 às 20 horas, na TV Destaque.

O Voz foi concebido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região como tribuna de debate de temas que interessam ao conjunto da sociedade, especialmente aos trabalhadores e às forças comprometidas com a democracia e o desenvolvimento nacional.

Já passaram pelo Voz autoridades do Executivo e Legislativo, sindicalistas, empresários, artistas, esportistas, ativistas do movimento negro e da causa ambiental, entre outros. O programa repercute os que se destacam em funções públicas ou em atividades de importância social.

Uma das metas é dar voz ao trabalhador, não só nas demandas trabalhistas. Queremos ouvir o metalúrgico, o condutor, o comerciário, o servidor, o aposentado, entre outros, sobre o que pensam da economia, da política, da cultura, da segurança, da saúde e da própria mídia, até porque a grande imprensa não escuta o cidadão.

A diretoria do Sindicato que presido tem debatido a importância da comunicação. No Brasil, a mídia está nas mãos de poucas famílias, que impõem seu ponto de vista ao conjunto da sociedade. Também fazemos a crítica de que a mídia contraria a Constituição, porque pouco difunde educação e cultura.

O advento da internet propicia a gradativa democratização da mídia. Mas ainda estamos longe de fazer contrapeso efetivo ao poder avassalador dos grandes meios, quase sempre patronais. Nosso Sindicato utiliza as redes sociais e estimula a categoria a fazer o mesmo.

Um programa de TV, sozinho, pode pouco, mas a construção de uma casa é tijolo por tijolo. Mais importante é fazer a obra, abrir debates, expor a diversidade de opiniões e posições.

Nestes pouco mais de quatro anos com o programa Voz do Trabalhador, o sindicalismo-cidadão que defendo tem oferecido um importante canal de diálogo e debate com a sociedade. E ajudado a romper o círculo de ferro da concentração midiática.  Monopólios fazem bem a um pequeno grupo, mas lesam o interesse da maioria.

Brizola - Ao falar de mídia, quero homenagear o saudoso Leonel Brizola, que não teve medo de enfrentar o monopólio das Organizações Globo e denunciar seu poder abusivo.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail:
pereira@metalurgico.org.br
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com.br

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 15 de julho de 2015.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email