Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Regulamento do 22º Campeonato
de Futebol dos Metalúrgicos

- Dos objetivos:
Artigo 1º - O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região e a Comissão Organizadora têm como objetivo principal a confraternização dos funcionários de todas as empresas cadastradas neste Sindicato, para contribuir na formação do espírito de equipe, do respeito às normas e à prática do lazer e esporte.
 
- Da modalidade
Artigo 2º - A modalidade realizada será de futebol de campo na categoria masculina, em que todas as partidas serão obedecidas às normas e regras oficiais da FPF (Federação Paulista de Futebol), CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e da Fifa, conforme as normas deste regulamento.
 
- Das inscrições
Artigo 3º - Poderão participar do campeonato somente funcionários das empresas devidamente registrados, conforme relação do departamento de Recursos Humanos e sócios do Sindicato.
Artigo 4º - Cada equipe deverá indicar um representante, que será responsável por informações e responderá nas reuniões e em qualquer decisão junto à Comissão Organizadora.
Artigo 5º - Cada equipe poderá inscrever no mínimo 15 e no máximo 22 jogadores. As equipes terão até a terceira partida para incluir novos atletas e assim estarão automaticamente encerradas as inscrições para esta competição.
Artigo 6º - Poderão participar atletas com idade mínima de 18 anos completos até a data de início da competição. Caso seja menor, terá que apresentar uma autorização dos pais ou representante legal.
Artigo 7º - Em hipótese nenhuma o atleta poderá se inscrever por mais de uma equipe, pois, constatado isso o mesmo será eliminado do certame, podendo ainda sofrer sanções para as próximas competições desta Comissão Organizadora.
Artigo 8º - Na necessidade de alguma alteração na relação de atletas, o mesmo deverá ser formalizado mediante requerimento datilografado ou digitado, e assinado pelo seu representante legal, caso ainda não tenham sido feitas todas as inscrições na relação entregue à Comissão Organizadora.
 
- Documentação
Artigo 9º - O único documento para identificação junto ao representante da partida será a carteira de identificação de sócio titular do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, não sendo aceito nenhum outro documento para poder participar das partidas.
Parágrafo primeiro: havendo dúvidas ou suspeitas por parte do representante ou de algum responsável por outras equipes, o mesmo deverá apresentar documento, ou seja, RG ou Carteira de Trabalho do atleta em questão no Sindicato dos Metalúrgicos ou departamento de esportes e social, num prazo de 24 horas após a realização da partida ou primeiro dia útil subsequente à partida disputada.
 
- Uniformes
Artigo 10º - Nas partidas, as equipes deverão apresentar-se devidamente uniformizadas, conforme segue abaixo:
- Camisas iguais com numeração, não aceitando números repetidos;
- Camisa de goleiro diferente das outras camisas de atletas de linha;
- Calções iguais;
- Meiões iguais aos atletas, podendo ser diferente o meião do goleiro;
- Chuteiras com travas de borrachas ou silicone, não se aceitando chuteiras com trava de alumínio.
- Uso de caneleira é facultativo.
Artigo 11º - Havendo coincidência ou igualdade nos uniformes, a equipe que estiver à direita da tabela deverá trocar.
Parágrafo primeiro: os atletas, antes do início de cada partida, deverão tirar correntes, brincos e pulseiras, para que possamos pensar na integridade física dos atletas na competição.
Parágrafo segundo: atletas com chuteiras de travas de alumínio não poderão disputar a partida. O árbitro informará o representante de sua equipe sobre o impedimento. O atleta só poderá jogar mediante troca de chuteiras.
 
- Condições de jogo
Artigo 12º - As equipes deverão cumprir a tabela de jogos conforme sua confecção, a qual será distribuída pela Comissão Organizadora, não se aceitando alteração de local e de horário.
Parágrafo único: só poderá haver alteração na tabela caso ocorra uma ocorrência de mau tempo, campo encharcado ou falta de segurança. A Comissão Organizadora irá analisar tais fatos e marcará novas datas para realização das partidas.
Artigo 13º - Todas as partidas terão duração de dois tempos de 40 minutos e um intervalo de 10 minutos, não importando qual fase seja realizada.
Artigo 14º - Para início da primeira partida da rodada haverá uma tolerância de 15 minutos. Após esse período o árbitro informará ao representante da Comissão Organizadora que será caracterizado o WO à equipe faltante, e a mesma estará eliminada do próximo campeonato.
Parágrafo primeiro: o WO será computado para a equipe vencedora e o placar será de 01 x 00, e não será utilizado para contagem na artilharia.
Parágrafo segundo: a tolerância acima também se fará, caso haja uma coincidência de uniformes, onde o árbitro aguardará a troca de camisas ou então a colocação de coletes em cima das camisas dos atletas.
Artigo 15º - Não havendo o comparecimento das duas equipes para realizar a partida, será aguardado o tempo permitido no artigo 14º, e caracterizado o WO duplo.
Artigo 16º - Para os jogos seguintes, ou seja, para a segunda e outras partidas da rodada, não haverá tolerância, sendo que as equipes que não estiverem  no campo de jogo serão consideradas faltantes e caracterizado o WO pelo árbitro e o representante da Comissão Organizadora.
Parágrafo único: O WO será computado para a equipe vencedora e o placar será de 01 x 00, e não será utilizado para contagem na artilharia.
Artigo 17º - Cada equipe deverá comparecer ao campo de jogo com pelo menos 07 (sete) atletas, sendo 06 (seis) jogadores de linha e 01 (um) goleiro, onde o representante poderá completar no andamento da partida os atletas que faltam (súmula aberta).
Parágrafo único: para equipes que estiverem com apenas 07 (sete) atletas e um de seus atletas for expulso, a partida estará encerrada em seu tempo regulamentar, onde o árbitro da partida elaborará seu relatório e entregará à Comissão Organizadora para que a mesma efetue seu julgamento.
Artigo 18º - Cada equipe poderá efetuar 06 (seis) substituições por partida, no total. A equipe poderá optar em substituir seis jogadores de linha. Caso venha utilizar esta opção e o goleiro titular por algum motivo sair do jogo, não poderá entrar o goleiro reserva, pois terá feito as 06 (seis) alterações permitidas. Terá que usar um jogador de linha para o gol e ficar com um jogador a menos.
Parágrafo único: atleta que for substituído ou expulso de campo, não poderá ficar no banco de reservas, devendo dirigir-se imediatamente ao seu vestiário.
Artigo 19º - Segue os critérios de desempate da primeira fase:
Critérios de desempate da 1ª fase:
1º - maior número de vitórias;
2º - maior número de gols marcados;
3º - maior saldo de gols;
4º - menor número de gols sofridos;
5º - confronto direto;
6º - menor número de cartões vermelhos;
7º - menor número de cartões amarelos;
8º - sorteio.
 
Pontuação
Artigo 20º - Para contagem de pontos em todo o campeonato será obedecido o seguinte critério:
vitória – 3 pontos
empate – 1 ponto
derrota – 0 ponto
Parágrafo único: após a 1ª fase, todas as outras fases, até a final, caso haja empate no tempo normal de jogo, haverá cobrança de 05 (cinco) penalidades máxima. Caso permaneça o empate, serão cobradas penalidades alternadas, até que saia um vencedor.
 
Infrações e disciplinas
Artigo 21º - O atleta que for advertido com 02 (dois) cartões amarelos estará automaticamente suspenso da próxima partida de sua equipe;
Artigo 22º - O atleta que receber cartão vermelho estará automaticamente suspenso da próxima partida de sua equipe, podendo ainda ir a julgamento pelo Tribunal de Justiça Desportiva, conforme relatório do árbitro da partida.
Artigo  23º - Será aplicada pena disciplinar a todo atleta, dirigente ou torcida que:
- praticar atitude inconveniente;
- fazer gestos obscenos a companheiros de equipe, adversários, torcedores e representantes de outras equipes;
- incitar a desordem;
- desacatar equipe de arbitragem em função, representante da comissão organizadora, representantes de sua equipe ou do adversário;
- ofender a equipe de arbitragem em função, representante da comissão organizadora, representantes de sua equipe ou do adversário;
- praticar jogo violento de forma dolosa;
- agredir fisicamente o trio de arbitragem em função, representante da comissão organizadora, adversário ou representante de sua equipe ou do adversário;
- incitar a prática de jogo violento;
- revidar qualquer tipo de agressão.
Artigo 24º - 0s responsáveis pelas equipes deverão providenciar que suas equipes e torcedores não incorram nos artigos acima descritos, que poderão ser julgados pela Comissão Organizadora, onde os mesmos poderão ser eliminados da competição.
 
Recursos e julgamentos
Artigo 25º - O Tribunal de Justiça Desportiva tem plenos poderes para julgar todos os atos indisciplinares de atletas, representantes de equipes e de suas torcidas.
Artigo 26º - Todo e qualquer recurso deverá ser entregue à Comissão Organizadora, que analisará ou enviará ao Tribunal de Justiça Desportiva para que possa ser julgado e decidir sobre qualquer fato verificado na partida ou extra-campo.
Parágrafo único: os recursos deverão ser entregues até o primeiro dia útil da realização da partida, no Sindicato dos Metalúrgicos ou no Departamento de Esportes ou Social, em carta impressa em duas vias.
Artigo 27º - A equipe que usar de artifício para tentar ludibriar ou tirar proveito tais como:
- usar atletas não inscritos ou irregulares;
- falsificar documentos de atletas ou representantes; a equipe estará eliminada, não cabendo recurso ou justificativa para este fato.
Artigo 28º - Não caberá recurso impetrado contra a decisão da arbitragem.
 
Disposições gerais
Artigo 29º - Os casos omissos a este regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora do campeonato, não cabendo recursos a tais decisões.
Artigo 30º - O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, organizador deste campeonato, não se responsabiliza por eventuais lesões físicas que possam ocorrer a atletas uniformizados durante as disputas desportivas, roubo e furtos que venham a ocorrer antes, durante ou após as partidas.
 
Premiações
Artigo 31º - Serão oferecidos troféus e medalhas aos melhores colocados:
- campeão – troféu e medalha;
- vice-campeão – troféu e medalha;
- terceiro colocado – troféu e medalha;
- quarto colocado – somente troféu;
- goleiro menos vazado - troféu;
- artilheiro - troféu.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email