Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Fala correta de Miguel Torres



Miguel Torres, presidente da Força Sindical, fez declaração muito feliz à revista Época, ao dizer que, nas metalúrgicas de São Paulo, mais que o impeachment de Dilma ou a queda de Eduardo Cunha, os trabalhadores querem é saber de emprego e salário. Pela minha experiência, em fábricas e demais locais onde as pessoas estão empregadas, a preocupação não é diferente.

Quer dizer que o trabalhador é alienado? Nada disso. O trabalhador brasileiro observa os movimentos políticos, mas prefere se concentrar naquilo que é fundamental para a sua vida concreta - e fundamentais são seu emprego e o poder aquisitivo do seu salário.

As pessoas, de um modo geral, estão muito desgostosas com a política e os partidos. Percebem, na verdade, que a política virou um fim em si mesmo, para atender a demandas que estão distantes do real interesse público. Olham para as disputas, em Brasília principalmente, e constatam a troca de favores, o toma lá dá cá e o moralismo de ocasião, que não convence ninguém.

O presidente da Força, além de dizer a verdade, também nos orienta. A fala de Miguel, que é um dirigente ponderado e tem formação ideológica, aponta o rumo, indicando que a ação sindical deve, neste momento, se concentrar naquilo que é concreto e prioritário.

Grandes categorias estão em campanha salarial: metalúrgicos ligados à Força; metalúrgicos da CUT; comerciários, bancários e tantas outras, somando vários milhões de trabalhadores, em todo o País. Todas buscam reposição da inflação pelo INPC, novos ganhos e, também, garantias de emprego.

Os dirigentes dessas categorias sabem que é preciso resistir à investida patronal contra a reposição das perdas e pelo arrocho salarial. As negociações têm sido difíceis, mas as direções sindicais vêm demonstrando firmeza na defesa do poder de compra dos salários e na garantia dos direitos das Convenções Coletivas.

É necessária a busca de uma ordem social e econômica mais justa, inclusive com ampliação das políticas sociais e mais investimentos na inclusão. Mas isso não será feito por meio de disputas selvagens, do quanto pior melhor.

As pessoas, os povos e a classe trabalhadora possuem instinto de sobrevivência. Sabem que a melhora de determinada situação - ou a superação de crises - requer primeiro estabilidade política. A questão de quem vai governar o Brasil no futuro deve ficar para 2018, como estabelece a lei.

Fique claro que não estou isentando ninguém de eventuais responsabilidades ou mesmo crimes. Apenas observo que, muitas vezes, devemos ouvir menos Brasília e prestar mais atenção no trabalhador.

José Pereira dos Santos

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região

E-mail:
pereira@metalurgico.org.br
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com.br

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 21 de outubro de 2015.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email