Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


O que será de Guarulhos?

Josinaldo José de Barros (Cabeça)
Presidente em exercício
do Sindicato dos Metalúrgicos
de Guarulhos e Região
www.facebook.com/josinaldo.cabeca.1
josinaldo@metalurgico.org.br

Sou do tempo em que as pessoas vinham pra Guarulhos a fim de trabalhar nas inúmeras fábricas locais. A cidade vivia seu auge industrial, reunindo imensa população operária, esperançosa também de aqui fincar raízes, constituir família e progredir.

Mas nem tudo era vento a favor para o operariado que se estabelecia. Ao contrário. Guarulhos crescia de forma desordenada. As carências eram gigantescas. Eu mesmo fui morar em barraco, sentindo na carne a condição de migrante pobre, sem apoio, sem amparo social, sem suporte de políticas públicas, a depender apenas da própria sorte ou da solidariedade de companheiros.

Dizer que Guarulhos não mudou, nem melhorou, seria injusto. Mas a verdade é que mudou mais devagar do que deveria, deixando de levar melhorias ao conjunto da população, principalmente ao povo mais pobre, na imensa periferia.

O esvaziamento industrial não é exclusivo de Guarulhos. A Capital também perdeu parte da pujança industrial e o próprio ABC – onde Lula despontou – só consegue manter suas montadoras à base de generoso apoio governamental às multinacionais. Mesmo apoio, porém, não se vê para a pequena empresa, especialmente a nacional.

Os dois governos Lula foram promissores para o Brasil, assim como o primeiro de Dilma. Depois, tudo se desorganizou, devido à crise internacional, à forte disputa política interna e a erros na política econômica. Um dos efeitos mais drásticos dessa crise é a desindustrialização. Por isso, nossa indústria acelera sua decadência frente ao PIB, demite, gera empregos de baixo valor agregado e deixa de ser propulsora do desenvolvimento. O setor mais dinâmico da economia nacional, agora, é o agronegócio.

Mas quero voltar a falar de Guarulhos, onde trabalho, vivo e atuo. E chamo atenção para a oportunidade que estamos perdendo de debater a cidade que queremos, visando reposicionar a indústria no centro da nossa estratégia de desenvolvimento. Esta eleição poderia ser o momento de se indicar caminhos para a retomada dessa vocação industrial.

Os trabalhadores querem fazer essa discussão, o sindicalismo – sempre que pode – debate e propõe alternativas e o empresariado produtivo ainda não desistiu de nossa cidade. Ou seja, não falta vontade às partes, não falta compromisso com a cidade, não falta disposição de trabalhar e empreender. Faltam, na verdade, propostas, projeto, discussão e diálogo franco.

Tenho 30 anos de Carteira assinada, 24 deles na Borlem (hoje Maxion); tenho uma vida profissional, de amizades e de ação sindical nessa fábrica do Itapegica e em toda base. Mas, digo, com tristeza, a empresa vai sair de Guarulhos até o final do ano, depois de 54 anos na cidade. Cito a Borlem, mas a fila é longa.

Alguns requisitos são básicos para uma Nação ser soberana. A indústria é o pilar principal. O mesmo vale para uma cidade grande, com o histórico de Guarulhos. Perder potência industrial pode ser fatal. Sem políticas públicas locais efetivas, sem articulação com o governo do Estado, sem entrosamento com o governo federal, temo pelo nosso futuro. Sem essa base, as pessoas investem e se viram no segmento de serviços, que paga abaixo da indústria e do comércio, não gera tecnologia e não agrega valor.

Não quero ser pessimista. Mas me sinto no dever de fazer essa reflexão.

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 26 de outubro de 2016.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email