Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Dr. Marcílio Penachioni
De radialista no interior a
especialista em Direito do Trabalho

Um dos melhores advogados trabalhistas da cidade, com 26 anos de atuação em nosso Sindicato, ele cuida com sucesso dos direitos dos metalúrgicos. Quem já esteve em nossa sede, ou mesmo em algumas assembleias nas fábricas ou no Sindicato, conheceu o dr. Marcílio Penachioni, advogado e coordenador do nosso Departamento Jurídico.

Natural de Valparaíso, no Interior paulista (distante mais de 550 quilômetros de Guarulhos), tem uma curiosidade em sua vida profissional: trabalhou desde os 14 até os 19 anos na Rádio Valparaíso, quando decidiu se dedicar ao Direito e se formar em advocacia, especializando-se em relações do trabalho.

Marcílio conta: “Na rádio eu era auxiliar de escritório, cheguei a chefiar o escritório, mas naquela época você tinha de se dedicar a outros afazeres, de acordo com as necessidades. Assim, fiz locução, sonoplastia e chegue a substituir locutores que entraram em férias ou deixavam a emissora, até que outro aparecesse”.

Direito - Em 1972, Marcílio Penachioni veio para São Paulo, desembarcando em Guarulhos. O advogado conta: “Precisava lutar por algo mais importante em minha vida, e fui indicado para uma vaga no Sindicato dos Metalúrgicos, ao chegar em Guarulhos. Foi aqui que descobri a vocação para o Direito, especialmente o trabalhista. Fiquei dois anos aqui e surgiu uma boa oportunidade na iniciativa privada. Trabalhei em empresas por 15 anos, aproveitei para cursar a faculdade e em agosto de 1990 voltei para o Sindicato, onde estou até hoje, trabalhando no Departamento Jurídico”.

Casado e pai de duas filhas, Marcílio ainda tem outros objetivos na vida. Ele comenta: “Não meço esforços para que os direitos do trabalhador sejam mantidos ou ampliados. Passei por dificuldades em minha vida, e sei o que representa você não ter um amparo ou apoio sequer. Aqui no Sindicato, nós agimos assim e não abandonamos ninguém”.

NOTA DO REPÓRTER - Apesar da correria que enfrenta diariamente, principalmente nesta época de crise que o Brasil atravessa, Marcílio Penachioni não perde o bom humor. Torcedor do Palmeiras, ele está sempre disposto e mantém o otimismo em relação a todos os fatores profissionais ou pessoais dos seus companheiros ou dos que o procuram. É uma virtude do bom trabalhador.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email