Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Brasil Metalúrgico, País mais justo!

Participei nesta terça (29) da assembleia de início da campanha salarial dos metalúrgicos da Força Sindical. A campanha reúne a Federação, os 53 Sindicatos filiados, a Força e uma base com cerca de 600 mil trabalhadores, em todo o Estado.

A orientação geral da campanha segue duas linhas. A primeira é buscar aumento salarial e outros ganhos econômicos. A outra nos orienta a lutar, para garantir na Convenção Coletiva vários direitos que a reforma trabalhista de Temer tenta derrubar. A lei que estabelece a reforma deve entrar em vigor dia 12 de novembro.

Uma campanha salarial, de uma categoria com o peso metalúrgico, é sempre um momento tenso para as direções. Até porque o resultado da negociação coletiva tem impacto direto na vida dos trabalhadores e seus familiares. No nosso caso, falo em um universo aproximado de dois milhões de pessoas.

A recessão econômica e a crise política tornam a atual campanha ainda mais preocupante. O sindicalismo apresentará a pauta aprovada nas bases e tentará negociar com os grupos patronais. Esperamos que o patronato tenha responsabilidade social, negocie de forma franca e entenda que é o tamanho da massa salarial que fará a economia andar pra frente ou retroceder ainda mais.

Na assembleia, Miguel Torres, presidente da nossa Confederação, explicou os objetivos do movimento Brasil Metalúrgico. A ideia é garantir direitos ameaçados pela reforma trabalhista. Mas não é só isso. Os quase dois milhões de metalúrgicos de todo o País querem desenvolvimento, emprego, renda e justiça social.

Projeto - Em minha fala aos companheiros, ressaltei a necessidade de superarmos a crise e de fazer o Brasil voltar a crescer. Os metalúrgicos têm forte sentimento cívico. Nossa primeira meta é melhorar salário e condições de trabalho. Mas a categoria quer mais. Queremos um governo eleito pelo voto popular, um País verdadeiramente democrático, com justiça social e soberania perante as grandes Nações.

Protesto - Dia 14, metalúrgicos de todo o País farão atos e protestos, por direitos e proteção ao trabalho. Daqui até novembro, a categoria ligada à Força estará engajada na campanha salarial. Esses dois movimentos se completam porque, na prática, têm o mesmo objetivo. Ou seja, construir um Brasil melhor e mais justo.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
e secretário nacional de Formação Sindical da Força Sindical
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com.br

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje do dia 23 de agosto de 2017.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email