Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
Viagem inclui encontro sindical
com o Papa Francisco

Nosso presidente José Pereira dos Santos encontra-se neste momento em Roma. Ele integra a delegação da Força Sindical, que participa de missão oficial ao Vaticano com presença de sindicalistas de todo o mundo.

Com o deputado ítalo-brasileiro Fábio Porta, Pereira visitou a Câmara de Deputados. Esteve também na UIL (União do Trabalho Italiana), onde se reuniu com o dirigente responsável por projetos internacionais.

Nesta quinta (23) e sexta (24) haverá encontro sindical no Vaticano. Pereira diz: “Espera-se a presença do Papa Francisco, que tem identificação com as lutas sindicais e sociais”.

Participa com nosso presidente o companheiro Ortélio Palácio Cuesta. De origem colombiana, ele vive há vários anos no Brasil, onde assessora a Força Sindical em questões internacionais.


Presidente Pereira e Guy Ryder, diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho

Miséria em Roma - A capital italiana está repleta de migrantes, em sua grande maioria africanos. Eles ocupam ruas e calçadas. “Na região do hotel onde estou hospedado, perto da estação ferroviária, legiões de migrantes se espalham e procuram sobreviver vendendo miudezas”, relata Pereira.

Ele diz que também há indianos vendendo pequenas peças, que carregam nas mãos, pois sequer têm condições de montar uma barraca para suas bugigangas.

“Vê-se, portanto, que a crise afeta as nações pobres mais duramente. Isso faz com que levas e levas de migrantes deixem seus países. É um cenário triste”.

O Papa Francisco, com quem os sindicalistas devem se encontrar, tem tocado constantemente no problema das migrações, sempre com visão humanista, buscando apoio e abrigo a esses irmãos que buscam uma esperança, um trabalho, um novo lar.

“Que mundo é este, que provoca tanta miséria e desajuste? Quem sabe o Papa possa nos responder”, questiona Pereira.


Papa Francisco busca apoio e abrigo à migrantes em Roma
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email