Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 20/12/2017 - quarta-feira

Sindicato atua em defesa de melhor
aposentadoria para trabalhador


O Sindicato mobilizou os funcionários da Dyna (Itapegica) para defender um metalúrgico demitido, mas que estava prestes a se aposentar. A Convenção Coletiva da categoria garante estabilidade aos trabalhadores próximos da aposentadoria.

Nossos diretores estiveram com os trabalhadores da empresa, que deram total apoio à pressão do Sindicato para que o trabalhador seja readmitido. A mobilização deu resultado: a direção da Dyna, que se recusava a protocolar documento solicitando a garantia de estabilidade para o funcionário, teve que recuar e fazer o registro.

Nossos diretores Antonio Francisco da Silva (Fala Mansa) e Josete Machado Filho (Pepe), com apoio do assessor Sandro Régio, conduziram a assembleia na porta da fábrica.

Fala Mansa, que é funcionário da empresa, destaca: "A Dyna decidiu aplicar a reforma trabalhista do governo Temer, mas ela pertence ao grupo patronal Sindipeças, que assinou acordo renovando a Convenção Coletiva".

Pepe diz: "A Dyna não poderia tomar uma decisão como esta, que burla nossa Convenção Coletiva. Realizamos o ato e tivemos sucesso, porque o documento foi protocolado e vamos negociar a reintegração do companheiro".

Documento -
Recebido finalmente pela Dyna dia 19, o documento é assinado pelo advogado Marcílio Penachioni, que responde pelo Jurídico do Sindicato.

Diz o texto: "Reintegração de Cláudio Pienegonda, por ser detentor da garantia estabilitária por estar em vias de aposentadoria, prevista em Convenção Coletiva de Trabalho". Mais abaixo: "Sindicato, através de seu Departamento Jurídico, vem pelas vias administrativas requerer a reintegração do empregado, considerando que o mesmo faz jus a garantia estabilitária, e não poderia ter sido demitido, a não ser por acordo entre as partes, assistido pelo Sindicato de Classe, o que não aconteceu".

O dr. Marcílio destaca ainda que "o ato praticado pela Dyna é nulo de pleno direito, devendo neste caso o empregado ser reintegrado aos serviços, com pagamento das horas perdidas, 13º salário, férias e FGTS".


Diretor Fala Mansa conduz assembleia com os trabalhadores da Dyna
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email