Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 22/3/2018 - quinta-feira

No Dia Mundial da Água, nosso
Sindicato dá exemplo

Esta quinta (22) marca o Dia Mundial da Água. Atenção: a água é bem escasso, muito escasso. Basta dizer que 97% de toda a água do planeta não é potável. Portanto, a humanidade inteira só pode dispor de 3% de toda a água existente.

Essa situação nos obriga a ter consciência ecológica e a cuidar da água como bem precioso. E isso nosso Sindicato faz. Exemplo é nosso Clube de Campo, no Parque Primavera. Ou seja, numa região degradada pela rápida expansão urbana e ocupação desordenada do solo.

O Clube tem sete alqueires. Desses, quatro são de Mata Atlântica preservada. Onde tem árvore tem água; onde não tem árvore tem seca e deserto. Mais: nosso Clube possui três nascentes e um córrego, que corta toda a sua extensão. O Sindicato coleta água da chuva, trata, retrata e abastece os equipamentos locais com água limpa e saudável.

O Clube de Campo dos Metalúrgicos é um oásis. Temos as nascentes, a Mata, o córrego, a Prainha, o Pesqueiro e outros locais onde a natureza é respeitada.

Pereira - Nosso presidente José Pereira dos Santos afirma: “Vivi na roça, sei o quanto a água é indispensável para plantas, pessoas e animais. Por isso, no Sindicato, cuidamos bem desse líquido vital para todo o planeta”.

Captação - O Clube de Campo capta a água da chuva, armazena em piscinões com milhões de litros. Um sistema especial de tratamento abastece o Clube. Todo o esgoto, incluindo o entorno, é devidamente tratado pelo Sindicato.

Domingos Macena da Silva (Fuminho), administrador do Clube, ressalta que somos pioneiros no tratamento de água pra reúso. “Praticamente não usamos água do Saae, o que nos traz grande economia. Se todos fizessem um pouco nesse sentido, não estaríamos tão preocupados com a escassez da água”, diz. 

Também lutamos por saneamento básico. “O que avançamos na cidade, no governo Almeida, foi por pressão direta do Sindicato”, recorda o presidente Pereira. Desde 2008, exigimos esgoto tratado como um serviço público básico. Por incrível que pareça, tivemos de pressionar o Saae pra que parasse de jogar esgoto contaminado no Clube, deixando de contaminar o córrego e o lençol freático.


O Sindicato investe para que o Clube tenha água limpa, mesmo numa região cujo entorno é degradado

 

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email