Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 27/4/2018 - sexta-feira

O Evento realizado pelo Sindicato
lota auditório do Colégio Eniac


O Sindicato realizou nesta sexta (27), em parceria com diversas entidades, importante encontro que debateu o desenvolvimento tecnológico, a geração de emprego e renda em Guarulhos. O evento reuniu, no auditório do Colégio e Faculdade Eniac, centenas de lideranças sindicais, trabalhadores, líderes empresariais, movimentos sociais e religiosos.

Nosso presidente José Pereira dos Santos destaca: "O encontro mostrou que estamos no caminho certo para alcançar as três metas pré-estabelecidas. Há um senso comum entre todos, inclusive os religiosos, que é preciso valorizar o desenvolvimento da cidade, mas com capacitação profissional e geração de empregos, mas sem esquecer a questão social".


Nosso presidente Pereira destaca que é preciso valorizar o desenvolvimento da cidade

Alvaro Egea, secretário-geral da Central dos Sindicatos Brasileiros e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Confecção e de Vestuário, comenta: "Há uma tragédia social sem precedentes no Brasil, com milhões de desempregados. Parabenizo todos os presentes por esta iniciativa, que visa incluir os brasileiros na guerra tecnológica com a indústria 4.0".

Palestras - A primeira palestra foi ministrada por Rodrigo Barros, secretário municipal de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação. Ele apresentou vários projetos, que estão sendo desenvolvidos pela Prefeitura na área de capacitação profissional.

"Um dos pontos principais é elevar os salários dos trabalhadores, para que todos tenham condições de ingressar no mercado de trabalho melhor preparados. A desindustrialização ocorre em todo o mundo e, daqui 20 anos, deixam de existir funções em empresas que são encontradas nos dias de hoje. É preciso preparar a todos para o futuro", afirma.

Clecios Vinicius Batista e Silva, assessor-técnico da diretoria do Senai, alerta: "Há poucos anos atrás, uma nova tecnologia levava décadas para ser aprendida. Atualmente não é assim, e não se tem tempo hábil para este aprendizado. Tem de haver maior sensibilidade para este problema, e este encontro é pioneiro neste objetivo".


O secretário Rodrigo Barros apresentou projetos na área de capacitação profissional

Religiões - Participaram do encontro representantes de entidades religiosas. Presentes o jornalista Gil Campos, da Federação de Umbanda e Candomblé em São Paulo; Vitor Queiroz, coordenador da Frente Evangélica pelo Estado de Direito; e o padre Pedro Nacélio Soares dos Santos, pároco no Cabuçu e Recreio São Jorge.

Os três convidados elogiaram a iniciativa e manifestaram apoio para que os temas do encontro sejam levados adiante. Padre Pedro aproveitou e fez outra reivindicação: "A população do Cabuçu e Recreio São Jorge está cansada de promessas que não são cumpridas. Querem acabar com os dois bairros, que sofrem com lixão, desmatamento, desapropriações e falta de saneamento básico. Chega de sofrermos impactos e não sermos ouvidos. Será preciso muita união também nestas questões pelo desenvolvimento de Guarulhos".

O encontro contou ainda com a participação do sociólogo Clemente Ganz Lúcio, diretor-técnico do Dieese. Ele garante: "O empresário sempre vai querer lucro, e a população emprego. Tem de haver muito diálogo entre os Sindicatos, população, empresários e o poder público. Será difícil superar, mas dá pra fazer!".

Apoio - A organização do evento teve apoio dos Sindicatos locais dos Químicos, Alimentação, Têxteis, Vigilantes, Sind-Entregas, Servidores Municipais (Stap), Confecção e Vestuário, Comerciários, Refeições Coletivas, Papel e Papelão e Condutores (Sincoverg), além do Instituto Estrela de Guarulhos, Prefeitura e Colégio Eniac.


Os convidados elogiaram a iniciativa e manifestaram apoio para que os temas sejam levados adiante

Assista a matéria:

 


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email