Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 25/7/2018 - quarta-feira


A força da consciência

No início da industrialização brasileira, mais de 70% da nossa população vivia no campo.

Éramos, portanto, um País agrário - hoje menos de 30% vivem nas zonas rurais.

Eu fui camponês até os 18 anos, numa luta dura pra garantir o pão de cada dia. Trabalhava na criação de porcos, cabritos e galinhas, levando uma vida sofrida sob o sol ardente ou mesmo debaixo de chuva e frio.

No entanto, era feliz, pois só conhecia aquilo que tinha no entorno. Porém, com o crescimento da industrialização e o esvaziamento do campo, fui, como tantos, empurrado para as grandes cidades.
Essa forte expansão urbana marcava mais um avanço do capitalismo, gerando cidades gigantescas e repletas de miséria - até porque a sede de riqueza do capital é insaciável.

Portanto, o lavrador saiu da pobreza do campo e foi experimentar a miséria da cidade - antes criava porcos; agora vive como os porcos, em locais insalubres, inseguros e sem condições para o ser humano.

Então, eu pergunto: qual a diferença entre a escravidão e a vida do pobre deste País? A meu ver, a diferença é que hoje aumentou a discriminação. Somos todos escravos do capital selvagem, que ataca direto nossa jugular.

Lembro que Jesus foi perseguido desde o ventre materno até ser pregado na cruz, por causa de um Judas. Da mesma forma se faz hoje com os pobres no Brasil.

Há um círculo vicioso. A mãe pobre tem seus filhos nas piores condições, enquanto a mãe rica têm filhos nas melhores maternidades, que são mantidas com o que é tirado dos pobres.

Depois, o filho do pobre vai estudar nas péssimas escolas públicas; já o filho do rico tem acesso às melhores escolas particulares. O idoso pobre vai pro corredor dos hospitais públicos, sempre superlotados. Já o idoso rico pode se tratar nos melhores hospitais com acompanhamento particular - tudo isso graças à riqueza acumulada, tirada dos pobres.

A diferença entre a perseguição a Jesus e aos pobres são só os Judas. Aqui, são três: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, que, quase sempre, atuam contra os pobres pra dar aos ricos.

Embora faça aqui um relato duro, entendo que não podemos perder a esperança. O avanço só depende de você saber que País você quer. Se quer um País com crescimento, políticas sociais e inclusão ou um País que protege os ricos e explora os pobres.

A sua consciência e a sua tomada de posição diante do quadro nacional podem mudar um país. Pense nisso.

José Pereira dos Santos - Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
e Secretário nacional de Formação da Força Sindical
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Facebook: 
www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: 
www.pereirametalurgico.blogspot.com.br

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email