Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Guarulhos comemora 448 anos com várias atividades

Foto: Edson Queiroz
A cidade de Guarulhos está comemorando hoje (8) 448 anos de fundação, e a Prefeitura organizou várias atividades para comemorar a data. Pela manhã, foram entregues pelo prefeito Elói Pietá, e o prefeito eleito Sebastião Almeida, as obras da rua D. Pedro II, que se transformou em calçadão.

Às 12 horas teve início grande festa no Parque Transguarulhense, com apresentações de Gian & Giovani, Sérgio Reis, Cézar e Paulinho, Eduardo Costa, Rio Negro e Solimões, Jorge e Matheus, Fernando e Sorocaba, Guilherme e Santiago, KLB, Hugo e Tiago, Wanessa Camargo, Bruno e Marrone, Padre Marcelo Rossi e Rick e Renner.

História – Fundada em 8 de dezembro de 1560, Guarulhos possui uma população estimada em 1.279.202 habitantes (a 2ª do Estado e a 12ª do Brasil), segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) feito este ano. A origem do nome vem dos índios Guarus (índio barrigudo ou peixe barrigudo no dialeto Tupi). Nos seus 317 km2, o município comporta 256 estabelecimentos de ensino da pré-escola; 348 de ensino fundamental; 126 de ensino médio; 13 hospitais e 80 agências bancárias.

Fundada para servir de defesa ao povoado de São Paulo, Guarulhos é hoje a 10ª cidade mais rica do Brasil, exibindo um PIB  (Produto Interno Bruto) de R$ 21,6 bilhões, o que representa 1,01% de todo o PIB brasileiro. Na década de 1940 começaram a chegar as indústrias do setor alimentício, elétrico, metalurgia, plástico, borracha, calçados, peças para automóveis, relógios e couro.

Nosso Sindicato faz parte desta história, com 45 anos de trabalho pelos metalúrgicos da cidade. O presidente José Pereira dos Santos comenta: “Representamos milhares de companheiros de nossa base que trabalham, estudam e criam suas famílias em Guarulhos. Lutamos para que eles tenham todos os benefícios, e que possam usufruir o que de melhor esta cidade nos proporciona”.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email