Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Metalúrgicos definem “Agenda Emergencial”
e farão atos em defesa do emprego

Iugo Koyama

As Confederações Nacionais dos Metalúrgicos da CUT (CNM) e da Força Sindical (CNTM) entregarão até o final do ano às bancadas patronais da indústria e ao governo federal uma “Agenda Emergencial”, cujo foco principal é a manutenção do emprego. A proposta foi aprovada ontem (10), em São Paulo, durante o seminário “Perspectiva do Setor Automotivo e a Crise Mundial”, na sede da Força Sindical.
 
Outra iniciativa definida pelos metalúrgicos é a realização de um grande ato nacional, com protestos e paralisações na primeira quinzena de janeiro de 2009 – período em que os trabalhadores retornam ao trabalho das férias coletivas – para cobrar de empresários e governo o compromisso com a agenda. 

Ações – Os trabalhadores defendem investimentos em políticas públicas e sociais, além de contrapartidas como a liberação de crédito pelos bancos e a criação de campanhas junto à população para resgatar a confiança na economia e estimular o consumo.

“Vamos cobrar do governo contrapartida de manutenção do emprego quando forem liberados financiamentos públicos para as empresas e articular ações com os conselheiros que são representantes das Centrais Sindicais no BNDES e Codefat”, destaca o vice-presidente da CNTM, Clementino Tomaz Vieira. Para Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, o comportamento das montadoras, que cresceram 290% e, em apenas um mês de crise, resolveram cortar pessoal, é inaceitável.

Carlos Alberto Grana, presidente da CNM/CUT, lembra que a crise também é uma oportunidade. “No governo Collor, montamos a câmara setorial e a produção de carros que era de 1 milhão passou para 3 milhões. Vamos defender o emprego”, ressalta.

Alarmismo – Tadeu Morais de Sousa, presidente do Dieese, disse que os trabalhadores precisam prestar atenção à campanha que está em curso para intimidar a população e reduzir o consumo. “Boa parte do dinheiro que financia as vendas de carros das montadoras é do BNDES. Queremos contrapartida de manutenção do emprego”, destaca.

Além dos dirigentes das Confederações, o seminário teve a presença do secretário-geral da CTB, Paschoal Carneiro, além de representantes do setor industrial, como os empresários Nildo Mazzini, diretor da Fiesp e Valdemar Cardoso de Andrade, do Sicetel.

Mais informações:
www.cntm.org.br
www.cnmcut.org.br

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email