Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 27/3/2019 - quarta-feira

Ações em homenagem às mulheres
da categoria mobilizaram a base


O Departamento Feminino do nosso Sindicato realizou durante o mês várias ações, a fim de homenagear a mulher trabalhadora. As comemorações, que receberam o nome de Março Mulher, terminaram com homenagens às árbitras que apitaram a final do Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos no último domingo (24). 

Antes da partida, as quatro profissionais que atuaram nos jogos receberam uma placa das mãos das nossas diretoras e do presidente José Pereira dos Santos. A frase na placa diz: “Parabéns Mulher Guerreira, que ultrapassa as barreiras do preconceito e realiza o seu trabalho com competência”.


Diretora Roseli entrega placa para árbitra principal da partida, Regildênia Holanda

Responsável pelo Departamento Feminino, a diretora Roseli Lima, afirma: “Fechamos o Março Mulher com chave de ouro. Não teria melhor forma de encerrar as ações, que homenageando mulheres que desempenham funções em jogos de futebol. Elas sofrem assédio, preconceito e, mesmo assim, desempenham suas funções com honra e competência”.

Regildênia - Árbitra Master da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Regildência Holanda foi responsável por apitar a grande decisão. É a quarta final do nosso Campeonato conduzida pela juíza. Ela comenta: “Não vejo dificuldade para apitar essas finais. Costumo dizer que as semifinais são sempre mais difíceis. A final é sempre festa. Os times já chegaram. Os jogadores se respeitam e me respeitam”.

Sobre a atuação da mulher no futebol, ela diz que ainda encontra muita resistência. “No amador nem tanto. Mas no profissional ainda encontramos muita resistência. Somos exigidas fisicamente pra fazer o mesmo teste físico que os homens, mas infelizmente as oportunidades, as escalas, não são as mesmas”, lamenta. 


Presidente Pereira entrega placa a auxiliar Tatiana Oliveira

Ela orienta: “Somos capazes de realizar exatamente tudo o que nos propomos fazer. Basta ter força de vontade, determinação. Não é fácil pra mulher chegar no mesmo nível que o homem, mas quando se chega, com determinação, é muito prazeroso”.

Ações - As atividades do Março Mulher começaram no dia 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, com homenagens às funcionárias do Sindicato. 

O Departamento Feminino também produziu cinco mil boletins informativos sobre as maldades impostas às mulheres no projeto da reforma da Previdência. 

Esse material foi distribuído primeiramente na Dyna (Itapegica), onde 60% da força de trabalho é feminina. Além da distribuição do informativo, nossas diretoras orientaram as trabalhadoras sobre os direitos e benefícios que a mulher trabalhadora tem.


Campanha passou por várias fábricas da base, entre elas a Marília (foto), que fica no Macedo

Fábricas - Durante o mês, as diretoras também visitaram as empresas Marília (Macedo), Continental (Itapegica), Bristol, Tecfil e Cummins (todas de Cumbica). 

Mais - Nossas diretoras já começaram a planejas as ações para o Dia das Mães. Roseli diz: “Vamos homenagear a trabalhadora que já é mãe e a que está prestes a ganhar um lindo bebê. Tenho certeza que todas vão amar a nossa surpresa”.

Procure - Para mais informações, procure o Departamento Feminino do Sindicato. Ligue e fale com uma das nossas diretoras. Telefone 2463.9336.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email