Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 28/3/2019 - quinta-feira

Sindicalistas debatem impactos da reforma
previdenciária na saúde do trabalhador


A Federação dos Trabalhadores Químicos do Estado de São Paulo (Fequimfar) reuniu quarta (27) na sua sede, em São Paulo, cerca de 60 dirigentes sindicais de todo o Estado, a fim de debater o fortalecimento de ações que reduzam ou eliminem os agravos à saúde decorrentes das atividades profissionais.

Nosso diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo), responsável pelo Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador no Sindicato e presidente do Diesat (Departamento Intersindical Estudos Pesquisas de Saúde e Ambiente de Trabalho), participou do evento.

Entre os temas tratados, houve destaque para o reforço às negociações coletivas e os aspectos relativos à saúde e segurança na reforma da Previdência.


Sergio Luiz Leite, o Serginho, presidente da Fequimfar discursa para sindicalistas da Força

Nildo - Para o nosso diretor, é grande a preocupação dos dirigentes quanto à proposta de capitalização da Previdência, prevista na reforma. Ele questiona: “Qual é a garantia que serão pagos benefícios aos trabalhadores se a Previdência for capitalizada?”. 

Ele explica que, atualmente, além do pagamento das aposentadorias, a Previdência Social é responsável pelo auxílio-doença e outros benefícios, que são custeados com recursos das contribuições recolhidas por trabalhadores e empregadores.

Nosso diretor denuncia que a chamada Nova Previdência, proposta pela PEC 6/2019 do presidente Jair Bolsonaro, pode levar à “destruição da seguridade social no Brasil”.


Advogado César Augusto de Mello falou sobre responsabilidade civil no ambiente de trabalho


Programação - O encontro teve palestras com técnicos da Fundacentro, que falaram sobre nanotecnologia, legislação do benzeno e Convenção 174 da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Eduardo Bonfim, do Diesat, abordou as responsabilidades em se tratando das políticas de saúde do trabalhador.

O advogado César Augusto de Mello, do Departamento Jurídico da Fequimfar, falou sobre responsabilidade civil e criminal no ambiente de trabalho.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email