Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 26/4/2019 - sexta-feira

Sindicato mobiliza base em memória
às vítimas de acidentes de trabalho


No dia 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças ocupacionais. No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu a data como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.


Trabalhadores assistiram palestra do nosso diretor Nildo, do departamento de Saúde e Segurança

Nosso Sindicato sempre celebra a data, a fim de reforçar a luta permanente por ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros. Nesta sexta (26), houve mobilização na Komatsu (Arujá), onde ocorreu um grave acidente de trabalho em 2017.

Acidente - O eletricista Emerson Vieira de Souza, de 41 anos, caiu do alto de uma escada, quando foi operar uma máquina. Ele não resistiu aos ferimentos e faleceu no dia 24 de setembro daquele ano.

Palestra -
Nosso diretor Elenildo Queiroz (Nildo), responsável pelo Departamento de Saúde e Segurança do Sindicato e presidente do Diesat (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho), fez uma palestra de 30 minutos aos cerca de 200 trabalhadores da empresa.


Nildo apresentou dados do MPT, com base no Observatório Nacional de Acidente de Trabalho

Ele diz: “Estamos aqui em protesto e para conscientizar vocês sobre os acidentes de trabalho. Temos que relembrar o que aconteceu, o que acontece e o que fazer. Precisamos orientar sobre prevenção. Um companheiro perdeu a vida trabalhando na empresa. E estamos aqui em memória do Emerson, que faleceu trabalhando”.

Além de orientar sobre prevenção de acidentes, Nildo relatou dados do Ministério Público do Trabalho, com base no Observatório Nacional de Acidente de Trabalho.

“De 2012 até agosto de 2018, tivemos a ocorrência de 4 milhões 266 mil acidentes de trabalho. Um acidente a cada 48 segundos. Não é brincadeira”, aponta nosso diretor.

Mortes - “Houve 15.840 mortes neste período. Uma morte a cada três horas, 33 minutos e 46 segundos. Durante o dia, três morrem”.

2018 - De acordo com Nildo, só neste ano, ocorreram 895 mil acidentes; 78 mil fraturas; 68 mil contusões e 2.600 mortes. “Se dividir as mortes em 12 meses, a cada mês 230 pessoas morrem no ambiente de trabalho. Ou seja, tem um Boeing da TAM cheio de trabalhador caindo todo mês”.

Mais - Devemos prevenir acidentes. Nosso Sindicato conta com departamento de Saúde e Segurança, disponível para atender e orientar sobre dúvidas do trabalhador. Se a sua empresa não tem eleição de Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) entre em contato conosco e fale com o diretor Nildo. Ligue para 2463.5300.

fffffff



Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email