Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 1º/8/2019 - quinta-feira
Diretor Nildo critica mudanças
nas Normas de saúde e segurança


Terça (30), em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro anunciou alteração em três Normas de segurança e saúde no trabalho. Segundo disse, a intenção é reduzir custos das empresas. E acenou com outras iniciativas regressivas nesse campo.

Nosso diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo) é técnico em segurança no trabalho e também responde pelo Departamento de Saúde do Sindicato. Ele critica as alterações. Nildo diz: “O governo altera as Normas só pra facilitar a vida do patrão. Mas desconsidera que isso pode aumentar os acidentes, as mortes e o sofrimento do trabalhador e sua família”.


Elenildo Queiroz diretor do nosso Sindicato e presidente do Diesat

Grave -
Um ponto que preocupa é o relaxamento da NR-12, a chamada Norma das Prensas. Segundo a NR, quando a empresa instala uma máquina ou equipamento, necessita garantir a integridade do trabalhador com avisos, barreiras, entre outras. Com a mudança, porém, se for uma máquina de uso difundido, basta instalar e utilizar.

Massacre - Nos últimos 10 anos, o Brasil registrou 4,8 milhões de acidentes no trabalho. O próprio Observatório do Trabalho do MPT aponta, no mesmo período 15 mil mortes por acidente. Para Nildo, “é uma situação de massacre, com perdas humanas, sequelas para a saúde, sofrimentos às famílias e aumento exponencial de gastos no INSS”.

Seminário - Dia 24 de agosto, nosso Sindicato promoverá o 22º Seminário de Segurança e Saúde no Trabalho. O evento é aberto a trabalhadores e a interessados, em geral.

Saiba mais - Ligue para 2463.5300. e fale com Nildo ou Rodrigo no Departamento de Saúde: 4965.9339 ou 4965.9317.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email