Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Trabalhador da Valeo protesta
contra demissão em massa

Nosso Sindicato mantém pressão na multinacional francesa Valeo (bairro Pimentas), para que a empresa reverta as 227 demissões feitas no dia 11 de dezembro. Hoje (6) pela manhã, diretores e assessores do Sindicato paralisaram ônibus e realizaram assembléia pela readmissão dos companheiros e em defesa do emprego dos demais. Os trabalhadores cruzaram os braços por mais de uma hora. Pela primeira vez, desde que a empresa se instalou em Guarulhos, a assembléia aconteceu do lado de fora da fábrica.

O secretário-geral Heleno B. da Silva (Montanha) afirma: “Não é demitindo trabalhador que se resolvem problemas. Pelo contrário: a situação só se agrava. Para nós, o emprego é sagrado. A Valeo não pode agir desta forma, mandando centenas de trabalhadores embora sem mais nem menos. Ainda mais depois de receber incentivos da prefeitura para se instalar na cidade”.

O diretor Pedro Pereira da Silva (Zoião) critica: “A empresa já ganhou muito dinheiro aqui no Brasil. As multinacionais vivem fazendo remessa de lucro para as matrizes. Parte desse dinheiro pode muito bem ficar aqui para garantir nossos empregos. Vamos lutar contra esta arbitrariedade”.

Na assembléia, o Sindicato distribuiu boletim e informou aos trabalhadores que continua tentando uma solução negociada com a empresa. Novas assembléias devem acontecer nos próximos dias. Se mais demissões acontecerem, haverá greve.

Demissões - As 227 demissões foram feitas em 11 de dezembro, no mesmo dia em que o governo baixou um pacote de benefícios ao setor automotivo e o barateamento do crédito. Sabendo que haveria reação do Sindicato, a Valeo deu férias para toda a unidade de Guarulhos. Como os companheiros só voltaram ao trabalho ontem (5), a ação de nosso Sindicato aconteceu hoje, com participação ativa de todos os trabalhadores.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email