Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 6/3/2020 - sexta-feira

Sandra Gomes dedica 17 anos
de trabalho aos nossos sócios

O 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. A data é reconhecida pela própria ONU e homenageia a memória das lutas das trabalhadoras por jornada decente e condições de trabalho. Essas lutas ganharam força com o tempo e tiveram vários momentos de confronto no final do século 19.

Ainda hoje, a mulher acumula dupla ou mesmo tripla jornada (em casa, na empresa, nos estudos e ainda cuidando do lar). Muitas sofrem assédios nos locais ou trabalho ou mesmo violência doméstica.

Mas as mulheres, em geral, são muito ativas e batalhadoras. Exemplo é Sandra Gomes, nascida em Caçapava (Interior). Ela tem, só em nosso Sindicato, 17 anos de trabalho junto a sócios e seus dependentes. Nesse tempo, atendeu a milhares, com pedidos de aposentadoria, orientação previdenciária e questões trabalhistas,  principalmente sobre as Convenções  Coletivas de Trabalho ou direitos previstos na CLT.

A história de Sandra mostra sua incessante busca pelo conhecimento na área previdenciária. Ela é Bacharel em Direito, com pós-graduação em Direito Previdenciário. Também participa de inúmeros cursos, seminários, simpósios e congressos, desde que ingressou no Sindicato, em 2003. Tudo pra se manter atualizada e bem informar o trabalhador ante tantas mudanças  na legislação.  Desde o seu primeiro dia no Sindicato, Sandra Gomes Joaquim atua no Departamento Jurídico, na parte previdenciária. Atualmente, ela acompanha os processos de aposentadoria em andamento.

Detalhes - Sandra destaca a importância das ações na entidade. Ela diz: “Na verdade, preciso saber de detalhes na parte vida laboral  do trabalhador, e tenho grande envolvimento, pois uma simples informação pode fazer toda a diferença no momento da aposentadoria. Cuido da pessoa e vibro com ela quando obtemos sucesso em um processo”.

“Com a atual crise econômica no Brasil, surgem muitos trabalhadores dispensados e boa parte se encontra em vias de aposentadoria. É aí que o Jurídico entra. Um grande problema hoje em dia é a desinformação sobre as regras de aposentadoria. Com a reforma da Previdência, o assunto ficou ainda mais complexo. Portanto, é necessário o trabalhador se informar sobre o assunto e não tomar decisões precipitadas, evitando ser prejudicado”, afirma.

Sandra alerta: "Aposentadoria é pro resto da vida. Tem que ser bem planejada pra não gerar prejuízos e a pessoa aposentar-se da melhor forma possível”.

Ela relata: “Com o tempo e após muitas vitórias, o movimento cresceu. Neste período, somente eu atendi milhares, como credenciada junto ao INSS, e pude deixar muita gente contente, quer na sua aposentadoria ou na questão trabalhista.

Recado - Para Sandra Gomes Joaquim, o INSS precisa melhorar o atendimento e agilizar o serviço aos segurados. “A parte digital foi criada com o objetivo de facilitar  o acesso, mas ainda tem muitas falhas  e está complicado”, critica.

A companheira deixa um recado: “Tudo que você fizer seja com vontade e dedicação. Use seu coração, sua perseverança e nunca desista. Assim fica mais fácil atingir os objetivos”. 


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email