Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 11/3/2020 - quarta-feira

Ciro fala na terça. Você está convidado.

Abro este artigo com um convite a todos os sindicalistas, demais dirigentes classistas, imprensa, trabalhadores, empresários e população em geral. É o convite para uma palestra seguida de debate. O palestrante é Ciro Gomes.

O evento acontecerá em nossa sede, por iniciativa do Sindicato. A data é 17 de março, que cai numa terça-feira. A partir das 17 horas. O endereço é rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos. Aberto ao público.

Ex-governador do Ceará, ex-ministro em dois governos e professor de Direito, Ciro Gomes vai analisar a conjuntura política e econômica nacional. Como falará em uma casa de trabalhadores, irá abordar também o desafio da geração de trabalho num novo ambiente produtivo, marcado pelas novas tecnologias.

Ciro Gomes, que concorreu à presidência da República em 2018, ficando em terceiro lugar, é um dos mais qualificados quadros da política brasileira. Além de dominar vários assuntos ligados à gestão pública, ele se destaca por seu apurado senso de análise política. Membro do PDT e, sendo assim, portador de uma mensagem nacionalista, Ciro critica o modelo neoliberal, que desemprega, desmonta o Estado e sacrifica a indústria brasileira.

PIB - A economia brasileira vai muito mal. Nosso Produto Interno Bruto cresceu só 1,1% durante o ano passado. Esse resultado ainda não mede os reflexos do coronavírus, que têm feito estragos não apenas nas bolsas de valores, mas na economia real de diversos países. Portanto, nosso PIB não tem viés de alta, infelizmente.

Eu sou metalúrgico. E estou longe da formação de um economista. Mas minha experiência profissional, vivência sindical e visão de mundo me colocam bem longe do modelo neoliberal. Eu já vi o neoliberalismo quebrar diversos países. Não vi dar certo em nenhum país. Aliás, esse ministro Guedes que aí está foi quem urdiu o modelo econômico chileno, que leva miséria a idosos, promove exclusão social e gera uma forte convulsão popular entre os chilenos.

Precisamos evitar que esse tipo de modelo estrangule a economia brasileira, paralise ainda mais o setor produtivo, esparrame o desemprego, alimente a precarização e quebre, de vez, a indústria nacional. Ciro Gomes tem sido uma voz lúcida e corajosa contra essas barbaridades. Creio que sua palestra, dia 17, trará conhecimento e orientações a todos os que querem um Brasil com justiça e paz.

MULHER - Ao ensejo do Dia Internacional da Mulher, a 8 de março, externo meu abraço fraterno e solidário a todas as mulheres, que são a fonte da vida e exemplo de coragem. Paz entre nós. Basta de violência!

José Pereira dos Santos - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
e secretário nacional de Formação da Força Sindical

E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email