Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 18/3/2020 - quarta-feira

Unidos no combate ao vírus!

Houve tempos em que o progresso andava devagar. Agora, anda depressa e em todas as direções. É o efeito da globalização, turbinada pela tecnologia da informação e as redes sociais.

Só o progresso anda depressa? Antes fosse. As guerras pelo petróleo, a crise do subprime nos Estados Unidos e, agora, a acelerada expansão do coronavírus, tudo isso atropela o que está pela frente.

Governos, povos, empresas, instituições e Nações deveriam estar preparados pra reagir. Mas não estão. A China, por ter um governo centralizado, fechou a área onde havia o foco e pôs milhões em recesso. Parece que está dando certo.

O Brasil só começou a acordar quando o vírus atacou a Itália e paralisou o país. Mas demorou demais. As vozes do bom senso tentaram nos alertar, mas foram execradas nas redes sociais. O próprio Bolsonaro disse que havia “fantasia” em torno do coronavírus, confrontando até o ministro da Saúde, Luiz Mandetta. O presidente fez pior. Num gesto de extrema irresponsabilidade compareceu a ato público domingo, mesmo com suspeita de estar contaminado.

O alerta sobre as dimensões da epidemia é correto. Mas não basta. A crise atual faz lembrar Napoleão Bonaparte, quando lhe perguntaram de que precisava pra ganhar a guerra. Resposta: - Dinheiro, dinheiro e dinheiro. E o que falta em nossa rede pública? Também: dinheiro, dinheiro e dinheiro.

O dr. Adib Jatene teve a ideia de criar um imposto sobre operações bancárias - o IMPF, que depois passou a CPMF. Além de ser modesto, o imposto não atingia os salários, com a vantagem de permitir cruzar dados sobre lavagem de dinheiro. Mas a mídia fez tanta pressão, a classe média chiou tanto que a CPMF foi extinta.

Um novo golpe viria em 2016, quando Michel Temer fez aprovar a Emenda 95, que por 20 anos congela investimentos públicos em Saúde e Educação. Como a crise se agravou, muita gente não teve mais como pagar planos privados e migrou para o Sistema Único de Saúde. É esse Sistema fragilizado que terá agora de enfrentar a epidemia do coronavírus. Mas o SUS não tem meios suficientes.

O Sistema Único de Saúde foi uma das mais importantes criações do Estado brasileiro e está garantida na Constituição. A saída mais eficaz hoje é fortalecer o SUS, carrear recursos materiais, financeiros e humanos para o Sistema. E isso tem que ser pra ontem. E todos nós temos que abraçar essa causa.

Empresários - Peço às empresas que não vacilem na prevenção ao coronavírus e que ajudem a conscientizar seus funcionários. Devemos fazer de tudo pra não parar a produção, a fim de manter os empregos e a renda dos trabalhadores. As Cipas podem também ajudar muito nesse sentido.

Servidores - Saúdo auxiliares, enfermeiros, médicos e demais integrantes da rede pública. Vocês são os principais soldados dessa batalha. Parabéns pelo trabalho valoroso e corajoso. Muito obrigado a todos vocês!

José Pereira dos Santos - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
e secretário nacional de Formação da Força Sindical

E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email