Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Presidente Pereira debate salários e defesa
do emprego em programa de televisão

Assista na TV Guarulhos, BIG TV, canal 20 – Hoje (22), das 19 às 20 horas

O primeiro Câmera Aberta Sindical de 2009 avalia as campanhas salariais metalúrgicas ligadas à Força Sindical e debate o enfrentamento do desemprego. O presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, é um dos entrevistados do programa desta quinta.

Participam - Também participam o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Miguel Torres; Jorge Nazareno Rodrigues, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco; e Aírton Santos, economista do Dieese.

João Franzin, apresentador do Câmera, afirma: “O programa vai debater os ganhos e as perdas dos metalúrgicos. Mas vamos destacar, principalmente, o esforço das entidades em manter o emprego nas fábricas, assunto que foi debatido na reunião das Centrais com o presidente Lula, dia 19”.

Conjuntura - Cerca de 800 mil metalúrgicos ligados à Força no Estado de São Paulo começaram janeiro com aumento salarial entre 10,48% e 11,12%. Boa parte desses trabalhadores também terão ganho no poder de compra em função das mudanças feitas no imposto de renda sobre os salários, pois as tabelas foram reajustadas em 4,5% e o governo criou faixas menores de desconto.

Por outro lado, muitos trabalhadores foram postos em férias coletivas e outros acabaram demitidos, ainda mais nas fábricas do setor de autopeças. “Debater alternativas às demissões, criando mecanismos para garantir emprego, mantendo o salário e os direitos dos trabalhadores é o grande desafio do movimento sindical neste momento”, destaca Pereira.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email