Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
28/4/2020 - terça-feira
 
Esta terça marca o Dia Mundial
contra acidentes de trabalho

A data de hoje (28) marca o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho. Nosso Sindicato, todo ano, promove ações em fábricas ou eventos na sede. Mas, devido à crise gerada pela pandemia do Coronavírus, não haverá manifestações presenciais.

Esse dia nasceu das lutas sindicais e tem como referência acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina na Virgínia, Estados Unidos, em 1969.

No ano de 2003, para levar à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador, a Organização Internacional do Trabalho instituiu o 28 de abril como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. No Brasil, a data foi estabelecida pela Lei 11.121, em 2005.

Metalúrgicos de Guarulhos reúnem 260 pessoas em Seminário sobre ...
2016 - Seminário de Saúde e Segurança na sede do Sindicato

Sindicato -
Nosso diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo) responde pelo Departamento de Saúde e Segurança no Trabalho no Sindicato. Nildo, que é técnico em segurança, também já presidiu o Diesat, colegiado sindical voltado para a saúde dos trabalhadores. Nildo destaca: “A data de hoje registra a posição sindical contra acidentes e em defesa da vida. O trabalho não pode ser um local que mutila e mata gente”.

O diretor lembra que, além das ações por saúde e segurança, o Sindicato possui Médico do Trabalho, que atende na sede. Mas o diretor lamenta o descaso do governo. “O primeiro ato do presidente Bolsonaro foi acabar com o Ministério do Trabalho. Com isso, a classe trabalhadora perdeu o principal aliado nas fiscalizações e autuações de empresas infratoras”, ele critica.

Saúde - Ao ensejo da data de hoje (28 de abril), o diretor Nildo Queiroz alerta que a saúde e a segurança sempre devem vir em primeiro lugar. Ele diz: “Estamos vendo o esforço admirável dos trabalhadores da saúde nesta crise do coronavírus. Muitos deles, infelizmente, trabalham sem máscaras, luvas ou outros meios de proteção. Isso é um crime contra o trabalhador e a vida humana”.

Pereira - Nosso presidente José Pereira dos Santos reafirma o compromisso com a segurança e a saúde nos locais de trabalho. Ele diz: “Essa atuação é marca forte dos 57 anos do nosso Sindicato. Peço o apoio de todos a essa luta e parabenizo os cipeiros, que trabalham com amor à causa e ajudam a salvar vidas”.

DENUNCIE - Caso seu ambiente de trabalho seja inseguro, denuncie ao Sindicato. Ligue no 2463.5300, telefone geral. Ou, então, para 97240.5693. Fale com Nildo ou Rodrigo.

Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região -
Diretores Vanuza, Nildo, Eleizeu e Jau em protesto contra acidente na Granei
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email