Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
29/4/2020 - quarta-feira

Trabalhadores da Cummins aprovam
acordo por meio de assembleia online

Após 24 horas de votação, foi encerrada às 12 horas desta quarta (29) a assembleia online das empresas Cummins Filtros (Aracília) e Cummins Motores (Cumbica). Os trabalhadores votaram e decidiram pela aceitação das propostas de redução de jornada e salários, a serem implementadas a partir de 1º de maio (sexta-feira).

Cummins Filtros - Nesta empresa, dos 60 trabalhadores, 48 votaram, ou seja, 80% de participação. Destes, o resultado foi unanime, e todos optaram por aceitar a proposta. A empresa propôs redução de 10 a 20%. O acordo vale por 90 dias. Haverá estabilidade no emprego pelo mesmo período.

Já na Cummins Motores, dos 1.190 trabalhadores, 901 votaram. Participação de 75,71%. Dos votantes, 869 aceitaram a proposta e 32 rejeitaram. A grande maioria aprovou o acordo, que consiste na redução de salário e jornada de 50% na fábrica, por 60 dias, após isso haverá estabilidade pelo mesmo período; para o administrativo 20% de redução durante 90 dias, encerrado o acordo haverá também estabilidade pelo mesmo período.
 
MP - Esse tipo de acordo está previsto na Medida Provisória 936, do governo federal. Os Sindicatos buscam participar das negociações coletivas, a fim de evitar a imposição unilateral pelos empregadores.

Nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça), que conduziu as tratativas referentes ao acordo nas empresas, afirma: “A pandemia nos obriga a lutar pela vida e também pelo emprego. A assembleia online em nosso site foi uma experiência positiva, até porque evitou aglomerações. O sindicalismo é dinâmico e enfrenta os desafios”.


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email