Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 27/5/2020 - quarta-feira

Guedes, o inimigo dos pequenos

A economia mais potente do mundo ainda é a norte-americana. E ela é, historicamente, apoiada na pequena propriedade. Isso começou ainda na colonização, quando quem cultivava a terra se tornava dono da gleba. Ainda hoje, 89% das propriedades rurais locais são de pequeno porte. Nem por isso, a agricultura dos EUA deixa de ser a mais desenvolvida do mundo.

O ministro Paulo Guedes exalta o modelo norte-americano. Mas sua prática desmente isso. Veja o que ele disse na reunião com Bolsonaro e o comando do governo dia 22 de abril: "Nós vamos botar dinheiro e nós vamos ganhar dinheiro. Nós vamos ganhar dinheiro usando recursos públicos pra salvar grandes companhias. Agora, nós vamos perder dinheiro salvando empresas pequenininhas".

Ou seja, o comandante “posto Ipiranga” do Bolsonaro decreta a morte das pequenas. A manifestação de Paulo Guedes foi uma das falas mais indignas de que se tem notícia em qualquer governo, pois seu papel é exatamente o contrário. É defender a economia nacional, dando prioridade às pequenas e micro.

Micro e pequenas empresas são as grandes empregadoras no País. É por elas que o cidadão entra no mercado de trabalho. Esse tipo de empresa dá oportunidade ao primeiro emprego. Mais: no Brasil, onde os governos não formam mão de obra, as pequenas lojas, fábricas e empresas de serviço contratam, ensinam e formam o empregado.

Outra parte chocante da fala do testa-de-ferro do grande capital é quando ele diz “nós vamos ganhar dinheiro” (com as grandes) e “nós vamos perder dinheiro salvando as pequenininhas”. Espera aí: desde quando ministro está no governo pra ganhar dinheiro? Ela está no ministério pra estimular a economia e aí cada um ganha dinheiro ou não com seu negócio.

Guedes, que é baba-ovo do grande capital, comete o pecado de desprezar a Constituição. Veja o que diz a Constituição Federal - Artigo 5º: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. Inciso XXII: “É garantido o direito de propriedade”. E a mesma Constituição define que a propriedade tem função social.

Gostaria de elogiar o governo do meu País. Mas não dá. Esse mesmo governo alterou o fundo de reserva dos bancos e repassou R$ 1,5 trilhão ao sistema bancário. A alegação é de que seria emprestado ao setor produtivo, porque o juro está baixo. Acontece que o pequeno empresário vai ao banco, mas não consegue crédito. Por quê? Porque o banco exige garantias que a pequena empresa não tem como oferecer.

Desprezo - O desprezo de Guedes à micro e pequenas empresas é o mesmo do presidente da República frente aos pobres, que são os mais afetados pela Covid-19. Naquela reunião, não se anunciou uma única medida em favor da saúde. Ora, eu considero crime abandonar a pequena empresa e desprezar a saúde da população. E pergunto: isso é justo? É pra isso que existe governo?

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
e secretário nacional de Formação da Força Sindical
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email