Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

18/7/2020 - sábado

Desemprego sobe e corta 1,5 milhão
de vagas. Diretor Cabeça comenta

O desemprego cresceu fortemente no final de junho. Segundo pesquisa do IBGE, a taxa de desocupação subiu de 12,3% para 13,1%, pois mais pessoas saíram em busca de trabalho. O Instituto mostra que foram fechadas um milhão e 500 mil vagas até final de junho.

É a primeira vez que a queda no número de ocupados supera a casa de um milhão. A pesquisa, segundo manchete na Folha de S. Paulo de sábado (18), constata que “82,5 milhões de brasileiros trabalharam na última semana de junho, contra 84 milhões na semana anterior”.

Outro indicador do IBGE mostra que “há ainda 26,9 milhões de pessoas que gostariam de trabalhar, mas não procuraram uma ocupação no período".

A taxa de desemprego no mercado formal atinge a maior taxa de oito semanas. Porém, esse crescimento afeta também os informais - que fazem bico ou não têm registro em Carteira. O Instituto constata que eles eram  29,9 milhões de pessoas. Número que caiu pra 28,5 milhões.

Cabeça - Nosso vice Josinaldo José de Barros (Cabeça), observa: “Falta uma política nacional de proteção aos empregos atuais e também ações pra estimular novos postos de trabalho. As pequenas e micro empresas têm baixo capital de giro. Quando vão ao banco, não conseguem crédito”. Cabeça afirma: “o governo precisa enfrentar o sistema bancário e garantir crédito, porque se não a quebradeira será gigantesca.”

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email