Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
24/7/2020 - sexta-feira

Economista do Dieese explica como
a subseção ajuda nossa categoria


A live do Sindicato desta quinta (23) entrevistou o economista Rodolfo Viana, responsável pela subseção do Dieese em nossa entidade. Ele explicou como atua a subseção, nas negociações de Participação nos Lucros e/ou Resultados e na assessoria aos diretores do Sindicato.

Formada pela PUC-SP, Rodolfo também comentou a situação ruim do mercado de trabalho e falou da necessidade de se resgatar a indústria nacional. Também diz ser urgente desenvolver um parque industrial voltado às demandas da medicina e à saúde pública.

TRECHOS PRINCIPAIS:

Subseção -
O Dieese tem três pilares: pesquisas, educação e a assessoria, que é o que faço na subseção. A entidade sindical demanda para o Dieese e um corpo técnico faz estudos detalhados. Aqui, assumi em setembro de 2010.

Trabalho
- Na subseção oferecemos subsídios à diretoria. Muitas vezes, as empresas não têm o programa de negociação de PLR e nós discutimos isso. Muitas já têm o programa, e nosso trabalho é aperfeiçoar. Trabalhamos com dados da empresa e setoriais.

Inflação - Com inflação baixa, também buscamos ganho real. Há vários indicadores, como o ICV/Dieese e o INPC. A inflação tem caído bastante. A expectativa é que neste ano ela fique abaixo de 3%.

Estratégia - Uma das saídas que temos em relação à renda do trabalhador é buscar ganhos não só no salário direto, mas no ganho indireto, como o vale-alimentação, refeição e outros.

Covid - O diálogo entre governo, Estados e municípios está descoordenado. Isso afeta a economia. Se não for resolvida a crise da saúde, a economia não vai engatar. O governo federal foi ineficiente nas articulações. Dos R$ 40 bi prometidos às empresas pequenas, liberaram só 10%.

Reabertura -
A economia atual não tem pujança, porque a pandemia ficou sem controle. A situação está delicada, pois o Brasil registra mais de mil mortes por dia, sem perspectiva de queda.

Atuação - Quando necessário, eu também vou à fábrica conversar com os trabalhadores ou negociar com o empregador, principalmente quando é pra ajudar na elaboração de propostas.

Indústria - O Dieese participa das discussões municipais, estaduais e federais. Quanto a Guarulhos, a subseção fez um trabalho mostrando que a indústria de transformação, de 2010 pra cá, perdeu mais de 20 mil postos de trabalho.

Projeto - Guarulhos deveria discutir mais geração de emprego e de que modo recolocar a indústria como um dos objetivos estratégicos pra desenvolver a região. A Prefeitura deveria ter um projeto para a cidade.

Saúde -
Aqui em Guarulhos, temos terrenos, logística e mão-de-obra experiente, além de localização estratégica. Poderia ser pensada a criação de um completo industrial de saúde, para suprir as demandas, produzir equipamentos e insumos.

ACESSE - A íntegra da live assista aqui.